SóProvas


ID
2622304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No que se refere às dinâmicas políticas e econômicas do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e de outros blocos econômicos, julgue o item subsequente.


A maior parte das mercadorias fabricadas nos países-membros do bloco pode ser comercializada internamente sem tarifa de importação; para diversos itens, as tarifas externas são padronizadas.

Alternativas
Comentários
  • Cerca de 90% das mercadorias fabricadas nos países-membros podem ser comercializadas internamente sem tarifa de importação. Alguns setores, porém, mantém barreiras tarifárias temporárias, que deverão ser reduzidas gradualmente. Além da extinção de tarifas internas, o MERCOSUL estipula a união aduaneira, com a padronização das tarifas externas para diversos itens.

    Ou seja: os países-membros comprometem-se a manter a mesma alíquota de importação para determinados produtos.

    https://trabalhosparaescola.com.br/blocos-economicos-mercosul-uniao-europeia-alca-nafta-apec-omc-g-8-onu/

     

  • Estudem com os professores dos preparatórios do concurso da diplomacia que talvez vocês acertem essas questões. É mirar o céu para quem sabe acertar aqui na terra.

  • A julgar pela resposta da Irineuda, não entendi então o porquê da resposta correta ser "Errado", já que tudo o que ela postou bate com o enunciado (que não diz que TODOS os produtos podem ser comercializados internamente sem impostos, mas "a maior parte").

    Até chutei certo, mas na verdade boiei nessa.

    Alguém aí entendeu alguma coisa?

  • Gabarito: Errado

    a segunda parte está errada: para diversos itens, as tarifas externas são padronizadas.

    Os países possuem taxas de importação e exportação livres para paises fora do Mercosul, um bom exemplo é lembrar que importar/exportar no Paraguai e Chile é muito mais barato que fazê-los no Brasil...

     

     

  • O mercosul é uma união aduaneira, que pode comercializar com tarifas reduzidas ou sem tarifas entre os membros. No entanto nada tem a ver com com o comércio externo ao bloco que pode variar individualmente suas tarifas.

  • Como assim 'nada a ver' com o comércio externo ao bloco?
    O estágio de União Aduaneira é justamente no qual se define uma TEC = tarifa EXTERNA comum.

  • Resumidamente, os países-membros do Mercosul, conforme as diferentes categorias, são:

    Membros efetivos do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (2012)*.

    Membros associados do Mercosul: Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004), Equador (2004), Guiana (2013) e Suriname (2013)

    entre os países do mercosul a taxa de importação é reduzida ou praticamente nula!!

    para exportações : existem taxas sim!! abraços!

  • As tarifas externas não são padronizadas!

  • A maior parte das mercadorias fabricadas nos países-membros do bloco pode ser comercializada internamente sem tarifa de importação;

    Errado, pois a ideia de se fazer um bloco econômico é para liberar o comércio entre si, deixando essa tarifa zero ou quase zero para os membros. 

    para diversos itens , as tarifas externas são padronizadas.

    A tarifa externa comum é sobre importação. Em uma união aduaneira, essa tarifa é padronizada. Porém, há uma lista de exceções para cada um.

  • Tudo se paga! 

  • Gab Errado

     

    A maior parte das mercadorias fabricadas nos países-membros do bloco pode ser comercializada internamente sem tarifa de importação; para diversos itens, as tarifas externas são padronizadas. 

     

    Parei ai... 

     

    Bons Estudos galerinha!!! 

  • Almoço grátis não existe!

  • Alguém sabe o gabarito oficial dessa questão? Os profs do Estratégia (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ciencias-humanas-abin-gabarito-extraoficial/) e do Gran Cursos (https://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2018/03/ABIN-Agente-de-Intelig%C3%AAncia-Kleber-Caverna-1.pdf) consideraram como correta.

  • 119. A maior parte das mercadorias fabricadas nos países-membros do bloco pode ser comercializada internamente sem tarifa de importação; para diversos itens, as tarifas externas são padronizadas.

    Gabarito: Certo

    Fonte: Estrategia https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/ciencias-humanas-abin-gabarito-extraoficial/

  • O MERCOSUL é um processo de integração econômica entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ( países fundadores), iniciado com a assinatura do Tratado de Assunção, que tem como objetivo a conformação de um mercado comum com:

    livre circulação de bens, serviços, trabalhadores e capital, por meio, entre outros, da redução das barreiras tarifárias e não-tarifárias e de medidas de efeito equivalente;

    política comercial uniforme comum em relação a terceiros países/blocos, com a adoção de uma tarifa externa comum;  

    ETC.....

    http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/negociacoes-internacionais/799-mercosul-mercado-comum-do-sul

  • Thuany, seu comentário está equivocado, existe sim uma TEC (tarifa externa comum).

  • não existe almoço grátis.

  • Conforme o vídeo do professor do Qconcursos, há tarifas para importação ainda que baixa e não há uma tarifa externa padronizada.

  • Prezado aluno, quase 100% das mercadorias fabricadas nos países-membros podem ser comercializadas internamente sem tarifa de importação. Além disso, o MERCOSUL possui uma união aduaneira, com padronização das tarifas externas para diversos itens. Isto, em outras palavras, significa que os países-membros obedecem a uma mesma alíquota de importação para determinados produtos, a fim de valorizar a produção dos países-membros.

    Gabarito: Certo

  • O Tratado de Assunção, instrumento fundacional do MERCOSUL, estabeleceu um modelo de integração profunda, com os objetivos centrais de conformação de um mercado comum - com livre circulação interna de bens, serviços e fatores produtivos - o estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC) no comércio com terceiros países e a adoção de uma política comercial comum.

    O livre comércio intrazona foi implementado por meio do programa de desgravação tarifária previsto pelo Tratado de Assunção, que reduziu a zero a alíquota do imposto de importação para o universo de bens, salvo açúcar e automóveis.

    A União Aduaneira, estabelecida pela TEC, está organizada em 11 níveis tarifários, cujas alíquotas variam de 0% a 20%, obedecendo ao princípio geral da escalada tarifária: insumos têm alíquotas mais baixas e produtos com maior grau de elaboração, alíquotas maiores.

  • Segundo o professor, o erro da questão está em dizer que a tarifa interna seja zero. Na verdade, a tarifação é analisada caso a caso, produto a produto. Não sendo possível a comercialização sem tarifa de importação pois isso certamente comprometeria os países-membros, principalmente, Uruguai e Paraguai. Brasil e Argentina tbm sairiam prejudicados.

    Foi o que eu entendi. Espero ter ajudado.

  • você marca certo, o sistema fala que tá errado

    daí vc vai no comentário do professor e ele fala que tá certa

    Danuzio Neto | Direção Concursos

    13/11/2019

    Prezado aluno, quase 100% das mercadorias fabricadas nos países-membros podem ser comercializadas internamente sem tarifa de importação. Além disso, o MERCOSUL possui uma união aduaneira, com padronização das tarifas externas para diversos itens. Isto, em outras palavras, significa que os países-membros obedecem a uma mesma alíquota de importação para determinados produtos, a fim de valorizar a produção dos países-membros.

    Gabarito: Certo

  • GABARITO: ERRADO.

  • MERCOSUL possui zona livre de comércio + TEC(tarifa externa comum)

  • A maior parte das mercadorias fabricadas nos países-membros do bloco pode ser comercializada internamente sem tarifa de importação; para diversos itens, as tarifas externas são padronizadas.

     

    Esse é o modelo básico de funcionamento do MERCOSUL. A maioria dos bens, serviços e produtos oriundos dos países-membros circula livremente no bloco sem tarifa de importação. Por sua vez, a adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) no comércio com países de fora do bloco padronizou as tarifas externas para diversos itens e conferiu ao MERCOSUL característica de união aduaneira. 

     

    Desse modo, concluímos que a afirmativa está certa. Contudo, no gabarito definitivo a banca assinala a questão como sendo errada. No meu entendimento, o gabarito deveria ter sido alterado para certo.

  • ainda não. Há um lista de produtos os quais cada país mantém, por algum tempo, sujeitos a direitos e impostos de importação. Estas listas são diferentes segundo o seu conteúdo, assim como o tipo de produtos e a qualidade dos mesmos. Neste último aspecto e expressado na quantidade de posições alfandegárias da Tarifa Externa Comum do Mercosul, são mais baixas as da Argentina e Brasil (21 e 28 respectivamente) e maiores as do Paraguai e Uruguai (272 e 950 respectivamente

    fonte: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/oqueeomercosul.html/copy_of_perguntas.html