SóProvas


ID
2622811
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Em período de desemprego, a liberdade permitida pela ética da política econômica liberal favorece

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está mais para Atualidades!

  • Captalistas dominadores(exploradoressssssssss)................valeime cristo......deve-se ler com muita atenção....eu errei, revi, reli e entendi....para simplificar, não vou a conceitos profundos como nosso colega Diego pais...Queria ter tempo de estudar tantos conceitossssssssssss...Mas obrigada colega...DEUS te abençoe pela ajuda.

  • Questão subjetiva com viés totalmente político. A resposta vai depender bastante do posicionamento ideológico do examinador, isso prejudica o julgamente objetivo do item. Não que vá mudar alguma coisa, só comentando mesmo.

  • GABARITO: D

  • Questão de atualidade com cunho político.

    Não há traços de ética na administração pública.

  • Viva o Socialismo!

  • O fortalecimento político-econômico dos mais poderosos se dá justamente quando o trabalhador não tem liberdade de empreendimento. Viva o socialismo. rs

  • A questão fala de ética, sim. Da ética que é adotada "pela política econômica liberal", como diz o enunciado.

    Pode não ser a ética do funcionário que altera/não altera dolosamente um documento, mas é ética - portanto a questão é pertinente.

    Quanto ao mérito... É exatamente o que estamos vendo acontecer no Brasil pós-golpe.

  • Questão :

    Em período de desemprego : liberdade permitida pela ÉTICA : POLÍTICA  : ECONÔMICA(economia)( liberal favorece ???

    ÉTICA NA POLÍTICA LIBERAL : FAVORECE/FORTALECE:  POLÍTICA .

     

    ÉTICA NA ECONOMIA LIBERAL : FAVORECE/FORTALECE : ECONOMIA.

    GABARITO  : D) FORTALECIMENTO político econômico dos mais poderosos - Liberalismo político e Lberalismo econômico..

    ARGUMENTAÇÃO :

    Liberalismo político  :  Liberdade ideológica, política: pensar , agir.

    PALAVRAS CHAVES : 

    ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO = SOBERANIA DOS DIREITOS HUMANOS ( POPULAR ). :

    Brasil :

    ESTADO Liberal : Pois é um Estado onde existe limites ao poder dos governantes, e no nosso caso, tal limite se dá por meio da soberania popular .

     

    Estado Democrático de Direito: Representado por Direitos Humanos: sociais , políticos , econômicos do ser humano na sociedade : saúde pública ; vida digna ; manifestação do pensamento ; acesso à informações ñ sigilosas ; estudo nas redes públicas  ... Exercer o que justamente caracteriza um Estado democrático de Direito  ( equidade , igualdade , integridade, dignidade da pessoa humana ..) .

    OBSERVAÇÃO. : Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais que estão previstos na Constituição .

    No Brasil : o estado democrático de direito impõe a exigência de referência por normas democráticas , com eleições livres e periódicas . Impõe também o respeito das autoridades públicas aos direitos e garantias fundamentais : artigo 1o da Constituição da República Federativa do Brasil 1988 ; artigo 14 : predomina a soberania  popular ( Brasil adota : voto direto , peblicito , referendo e a iniciativa popular , dentre outros, como instrumentos q garantem a participação direta do povo nas ações políticas ).

     

    OBSERVAÇÃO : o princípio DEMOCRÁTICO DE DIREITO garante o povo a exercer a SOBERANIA POPULAR : 

     

    O Estado democrático de direito é um conceito que se refere a um Estado em que existe o respeito pelos direitos humanos e pelas e garantias fundamentais. Deve existir a garantia dos direitos individuais e coletivos, dos direitos sociais e dos direitos políticos.

    Isto quer dizer que, para que um Estado atinja o objetivo de ser considerado um Estado democrático de direito, todos os direitos dos cidadãos devem ter proteção jurídica e ser garantidos pelo Estado, através dos seus governos.

     

    Soberania Popular :

     

    Um Estado em que impera a Soberania Popular é criado e sujeito à vontade das pessoas, que são a fonte de todo o poder político. Trata-se do princípio básico das democracias.

     

    Na Legislação brasileira, a Soberania popular está consagrada na Constituição :

     

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito ( direitos humanos , sociais , políticos, econômicos..) e tem como fundamentos:

     

    I -a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

     

    Continua na 2a parte .

  • 2a parte :

     

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    De forma mais aprofundada, o professor e jurista Celso Ribeiro de Bastos analisa a soberania brasileira:

    Ter a soberania como fundamento do Estado brasileiro significa que dentro do nosso território não se admitirá força outra que não a dos poderes juridicamente constituídos, não podendo qualquer agente estranho à Nação intervir nos seus negócios.”

     

    Limitações da Soberania :

     

    Apesar de os Estados – como o Brasil – possuírem a Soberania, as liberdades humanas constituem um valor superior ao da soberania desse Estado. O poder da soberania exercido pelo Estado encontra fronteiras não só nos direitos da pessoa humana, como também nos direitos dos grupos e associações. A soberania também não pode ferir o direito dos outros Estados soberanos.

     

    Liberalismo econômico : 

     

    Não intervenção do Estado na economia, ou sua intervenção mínima.Acredita que o mercado por si só resolve suas falhas, e que a intervenção do Estado só as agrava, pois os agentes de mercado agem conforme uma racionalidade própria ( BEM ESTAR DA SOCIEDADE  ) alheia à intervenção estatal. 

     

    Para fazer prevalecer os poderes / direitos : constitucionais políticos / sociais/ humanos/ econômicos/ de justiça .. :  faz-se necessário que o Estado dê retorno aos indivíduos na forma de prestações de serviços que garantam segurança a todos - PROMOVER : emprego/ renda - precisa intervir na política e na economia .

     

    " É só constitucional o que diz respeito aos limites e atribuições respectivas dos poderes políticos, e aos direitos políticos e individuais dos cidadãos; tudo o que não é constitucional pode ser alterado, sem formalidades referidas, pelas legislaturas ordinárias. "

  • So seor p essa Constituição lixo que temos

  • Viva o socialismo! Aqui é cuba e venezuela, rapaz! 

    Essa questão foi mais relacionada à posição ideológica do próprio examinador do que ao conteúdo de ética e moral em sí. Vale-se de muita interpretação não do conteúdo que estamos estudando, mas da posição do examinador. lamentável...

  • E idealismo político em um concurso público é ético?

  • Tendi nada

  • Em época de desemprego os poderosos serão favorecidos em detrimentos dos pobres. É a realidade da população humilde do nosso Brasil. Tenho certeza que todos conhecem alguém (OU SÃO ESSE ALGUÉM) que ja sofreu humilhações no seu emprego sem merece-las e mesmo assim continuou no mesmo emprego, com o receio de que se sair não encontrará outro emprego, devido ao alto índice de desemprego que assola o Brasil. Falta ética no ramo Empresarial Brasileiro e mais respeito ao trabalhador, um ponto que prova isso são os milhares de estudantes de concursos públicos espalhados pelo Brasil, muitos estão fugindo das arbitrariedades praticados pela iniciativa privada onde na maioria dos casos a pessoa para ganhar um cargo com salário melhor deve ser O PUXA SACO, deixando de lado o critério da MERITOCRÁCIA.

     

    ACREDITO QUE SEJA ISSO O QUE A QUESTÃO QUIS NOS MOSTRAR.

  • Questão ridícula. Desconheço embasamento na constituição com a afirmativa adotada pela banca. Desconheço nos artigos sobre ética tbm. A impressão que passa é q isso saiu de algum livro ou artigo sobre socialismo. Complicado e injusto colocar esse tipo de questão.  

  • Essa questão deveria ser classificada na categoria Questões de Concursos>Disciplinas>Subversão

  • Ridícula questão. Examinador do PSOL!

  • É justamente isso que acontece. A questão só pediu um fato real, um fenômeno. As pessoas colocam socialismo no meio, mas gente, é simplesmente o jeito que as coisas acontecem. Não é por que veio do socialismo ou tem relação com socialismo que algo não é verdade. Não é por que veio dos capitalistas também que algo não seja verdade. Vale para os dois lados.

  • A resposta é um fato, podem chorar nos comentários, mas não vai mudar a realidade.

  • Exercito de reserva...........os desempregados assim são vistos :(

    Manda quem pode, obedece quem não tem opção.................Sacanagem isso :(

  • Examinador oprimido...

  • Não existe o conceito ético na própria questão.

    Cunho político.

    Que lástima.

  • EXAMINADOR QUE NAO FAZ SEXO É ASSIM MEMSO...FILADAMAE

  • Questão que você deve escrever a resposta com a mão esquerda. Ain.