SóProvas


ID
2622940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1894 e 1945 ocorreram mudanças que modernizaram as estruturas sociais, econômicas e políticas do Brasil. A respeito desse período histórico, julgue o item seguinte.


Os aspectos socioeconômicos da Primeira República incluem a depreciação cambial da moeda nacional, a imigração, o surgimento do colonato na área rural e de operários nos centros urbanos.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ANULADA.

    (a) Para proteger os interesses dos cafeicultores, tornava-se necessário manter baixo o valor da moeda nacional. (b) Os fluxos imigratórios que envolveram o Brasil na Primeira República foram os mais expressivos do período que se estende do século XIX ao XX: entre 1889 e 1930 ingressaram no país mais de 3,5 milhões de estrangeiros, o que corresponde a 65% do total de imigrados entre 1822 e 1960. (c) Colonato é o nome que se dá a um sistema de exploração de grandes propriedades entre diversos colonos ou meeiros, que ficam incumbidos de cultivar uma determinada área e entregar parte da produção ao proprietário, conservando outra parte para seu próprio consumo. No Brasil, um processo semelhante ocorre com a proximidade da abolição da escravatura, em 1888. Os fazendeiros de café tiveram de utilizar o trabalho livre do imigrante, implantando o sistema de colonato. (d) Na primeira década do século XX, o Brasil já tinha um contingente operário com mais de 100 mil trabalhadores.

  • Há divergência na literatura que trata do assunto abordado no item. CESPE

  • Qual a divergencia que o cespe alegou? alguem sabe explicar?