-
CERTO.
De fato, o governo militar promoveu diversas tentativas de ocupação do interior do Brasil (Zona Franca de Manaus, instalação de agrovilas nas regiões Norte e Centro-Oeste, construção da Transamazônica, etc.). É verdade também, que neste período, a fronteira agrícola se expandiu para o Centro-Oeste. A questão também acerta quando afirma que o Centro-Oeste é atualmente proeminente na produção de grãos, carnes, e agropecuária em larga escala. Assim, a região, ainda hoje, é considerada fundamental para a atividade agropecuária brasileira.
-
Se esse Daniel Gonçalves não for professor de geografia, tem tudo pra ser. Os melhores comentários até agora são dele.
-
Concordo Camila!
-
Commodities são produtos que funcionam como matéria-prima, produzidos em escala e que podem ser estocados sem perda de qualidade, como petróleo, suco de laranja congelado, boi gordo, café, soja e ouro. Commodity vem do inglês e originalmente tem significado de mercadoria
-
Certo.
O governo militar, no seu intuito de defender a soberania nacional, teve importantes projetos de interiorização do Brasil, como foi o patrocínio da fronteira agrícola em direção ao Centro-Oeste. A região, ainda hoje, é considerada fundamental para a atividade agropecuária brasileira.
-
Tá. Mas e na era Vargas com a Marcha Para o Oeste e na JK com a construção de Brasília?? O Regime Militar deu ênfase na reocupação da Amazônia, não na ocupação do Centro-Oeste. Foi o que pensei.
-
"Onde o boi vai, a soja vai atras"
A pecuária vai na frente, e a soja vem logo atrás. É assim que vêm sendo devorada a região Centro-Oeste e, nos últimos anos, grandes faixas da floresta amazônica
-
Gabarito: CERTO
De fato, o governo militar promoveu diversas tentativas de ocupação do interior do Brasil (Zona Franca de Manaus, instalação de agrovilas nas regiões Norte e Centro-Oeste, construção da Transamazônica, etc.). É verdade também, que neste período, a fronteira agrícola se expandiu para o Centro-Oeste. A questão também acerta quando afirma que o Centro-Oeste é atualmente proeminente na produção de grãos, carnes, e agropecuária em larga escala.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Apesar da questão estar correta, o fato do Centro-Oeste ser considerado “celeiro do mundo” é bastante questionável. Isso ocorre porque o Centro-Oeste é UM DOS celeiros do mundo, e não o único. Talvez esse detalhe deixe a questão “errada”.
Fonte: Estratégia Concursos.
-
Wiula Cardoso, eu concordo com todos os pontos que você colocou. Mas discordo da OBSERVAÇÃO IMPORTANTE que você fez. A questão em nenhum momento deixa a entender que a Região Centro-Oeste é o ÚNICO celeiro do mundo. Ela só diz que essa região passou a ser vista dessa forma. ELA NÃO GENERALIZA EM NENHUM MOMENTO.
-
Com enorme participação na composição do PIB nacional e tema importante nos estudos de Geografia Escolar do Ensino Médio, o agronegócio brasileiro deve ser estudado corretamente.
Análise do item:
As políticas de ocupação agrícola do Centro-Oeste durante o regime militar são a continuação do projeto de Juscelino Kubitschek de interiorizar o desenvolvimento nacional a partir da transferência da capital para Brasília. Com terrenos planos que facilitam a mecanização e razoável disponibilidade hídrica, o Cerrado transformou-se em área de aproveitamento agropecuário, mais pelo baixo custo de aquisição das terras do que pela facilidade de acesso para o escoamento da produção, que segue até os dias de hoje problemático. Apesar da dificuldade logística, a região é atualmente um poderoso núcleo de exportação de diversos produtos agropecuários. Item correto.
Gabarito do professor: certo.
-
Centro-Oeste é o maior produtor de grãos do Brasil; lidera a produção agropecuária; tanto na agricultura como na pecuária.
Visto como "Celeiro do mundo";
-
Gabarito: CORRETO
O governo militar brasileiro empreendeu vários projetos de colonização e interiorização do desenvolvimento. Estes foram realizados principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, porções do território isoladas dos principais centros econômicos do país. As políticas públicas estavam voltadas para a realização de obras de infraestrutura (sobretudo viárias e de energia) e para a implantação de assentamentos agrícolas. Esse contexto, aliado ao incentivo governamental, favoreceu a expansão da fronteira agrícola para o Centro-Oeste. A reorganização das atividades agropecuárias e o avanço do agronegócio, sobretudo a partir de 1970, tornou a região uma potência mundial na produção de commodities agrícolas, passando a ser vista como "celeiro do mundo". Atualmente, o Centro-Oeste lidera o agronegócio no país sendo a região que mais produz e exporta produtos ligados ao segmento.
TECCONCURSOS
-
Certo.
Durante o regime militar intensificou-se o processo de ocupação do centro-oeste, visando a expansão da fronteira agrícola para a plantação e exportação de comodities (soja e milho). Hoje, essa região é sim conhecida como o “celeiro do mundo”, pois o centro-oeste está cada vez mais expandido áreas plantadas e fazendo correção no solo do cerrado, que é caracterizado como o solo mais fértil (depois de corrigido).
-
milagre econômico.