SóProvas


ID
2623027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos movimentos migratórios internos, da estrutura etária da população brasileira e da evolução de seu crescimento no século XX, julgue o item a seguir.


A dinâmica da estrutura etária da população brasileira tende ao equilíbrio quanto à quantidade de crianças, jovens, adultos e idosos: a população de idosos com maior expectativa de vida cresce tanto quanto a população em idade infantil e jovem.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O Brasil está se encaminhando para a estrutura etária de pirâmide invertida, revelando assim, um grande desequilíbrio entre as faixas etárias. Além disso, não é verdade que a população de idosos cresce em mesmo ritmo que a população infantil e jovem. Portanto, a população mais infantil/jovem cresce em maior ritmo na segunda e terceira fase de transição. Já na quarta fase, a qual o Brasil deverá entrar no século XXI, há um aumento relativo da população idosa.

  • "...a população de idosos com maior expectativa de vida cresce tanto quanto a população em idade infantil e jovem."

     

    Com  a  entrada  da  mulher  no  mercado  de trabalho e sua emancipação financeira, faz com que os casamentos se tornem cada vez mais tardios, e devido ao tempo de formação e o alto custo de criação de um filho, temos como consequência uma  diminuição  da  fecundidade  (filhos  por  mulher)  e consequentemente da natalidade.

     

    Métodos contraceptivos;
    Maior  escolaridade,  consequentemente  levando  a  um maior  planejamento  familiar,  maior  conhecimento  sobre os métodos contraceptivos.

     

    Estratégia Concursos

  • Avante!!! PMPE 2018

  • O erro estar em dizer que a população cresce no mesmo ritmo dos Jovens e Infantil

    PMAL 2018 vai da certo !

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Em relação à estrutura da população brasileira, há uma tendência de aumento do percentual da população idosa, ou seja, estamos vivendo um envelhecimento da população. O percentual de adultos e idosos vem aumentando nas últimas décadas, enquanto o de criaças vem caindo ano a ano.

     

    Em 1980, 38,2% da população tinha até 14 anos e em 2010 essa taxa já era de 24%.


     

    Prof. Giovanni Mannarino
     

  • Vive-se num sistema atual de desproporção.

  • Essa questão consegui matar rápido, é só pensar ''quantos anos você tem, quantos anos tem os amigos que andam com você'', eu 30 anos, maioria dos meus amigos não tem filhos, como vai ser igual o envelhecimento com o nascimento. Lógico depende de região para região, mas de regra maioria das pessoas hoje não quer ter filhos..

  • população brasileira e equilíbrio são duas coisas que não combinam!

    a população brasileira vai parar de crescer em 2047, ficaremos como os paises da europa (muito idoso, pouco jovem = caos econômico)

  • Com a tendência da entrada da mulher no mercado de trabalho e sua correspondente emancipação financeira, bem como a adoção de melhor planejamento familiar e o uso de métodos contraceptivos, observa-se uma menor taxa de fecundidade da mulher brasileira – o que irá diminuir a quantidade da população jovem.

    Por outro lado, graças aos avanços da medicina e o maior acesso ao saneamento básico, a expectativa de vida brasileira tem aumentado, o que gera um crescimento na população idosa.

    Gabarito: Errado

  • Ao contrário da afirmativa, a população brasileira não tende ao equilíbrio. Atualmente, a pirâmide etária da população brasileira vem se transformando ao longo dos anos, o que indica uma mudança no perfil demográfico do país, apresentando hoje como um país caracterizado como adulto, em fase de transição demográfica para tornar-se um país idoso (2050-2060).]

    Assim, verifica-se que o Brasil está passando por um processo de envelhecimento populacional, ou seja, o aumento da média de idade de sua população (atingindo média de expectativa de vida de 76 anos em 2018).

    Contudo, a médio e longo prazo, essas transformações poderão ser emblemáticas, visto que reduzirá para uma redução proporcional da população economicamente ativa (número de pessoas aptas a exercer trabalho remunerado), ao mesmo tempo, os gastos com serviços sociais, sobretudo com a Previdência Social, aumentarão. Tal processo exige grande debate em politicas publicas oferecidas à população idosa e qual o papel do Estado em garantir melhores condições de vida à essa população.

    Fonte:

    https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21837-projecao da-populacao-2018-numerode- habitantes-do-pais-deve-parar-de-crescer-em-2047

  • Errado. Nossos avós tinham um time de futebol de tantos filhos, nossos pais reduziram isso para ate 4 em media e a nossa geração quando tem 2 é muito.
  • Demografia corresponde a uma parte importante dos estudos de Geografia da População tema recorrente de questões e de grande importância nos estudos já que o Brasil vem passando por profundas transformações demográficas.

    Análise do item:

    Os resultados dos últimos censos, projeções e amostras populacionais demonstram claramente uma tendência ao envelhecimento da população. A longevidade vem crescendo, o que aumenta a proporção de idosos, enquanto a fecundidade vem caindo, reduzindo a participação de jovens, o que desequilibra a proporção de ambos os grupos na composição populacional brasileira. Item errado.

    Gabarito do professor: errado.
  • ORDEM CRONOLÓGICA

    Fase 01 – Regime demográfico clássico pré-industrial : taxas de natalidade e mortalidade elevadas, com uma pequena redução nessa última; crescimento vegetativo controlado.

    Fase 02 – Explosão demográfica: taxas de natalidade ainda muito altas e queda brusca das taxas de mortalidade, com o consequente aumento no crescimento vegetativo; população jovem.

    Fase 03 – Transição demográfica: queda nas taxas de natalidade acompanhando a queda nas taxas de mortalidade; crescimento vegetativo reduz-se aceleradamente; população adulta.

    Fase 04 – Regime demográfico moderno: estabilização demográfica; baixo crescimento vegetativo e controle nas taxas de mortalidade e natalidade; envelhecimento da população.

    ► A redução das taxas de fecundidade e de mortalidade infantil, que se relaciona com as políticas públicas de saúde, educação e saneamento, é um indicativo de que deve ter ocorrido aumento na expectativa de vida ao nascer.

    ► O aumento da disponibilidade de serviços de saúde e de educação, e a melhora na qualidade da alimentação, são fatores que, somados, tendem a aumentar a expectativa de vida.

    _________

    Bons Estudos.

  • Com a tendência da entrada da mulher no mercado de trabalho e sua correspondente emancipação financeira, bem como a adoção de melhor planejamento familiar e o uso de métodos contraceptivos, observa-se uma menor taxa de fecundidade da mulher brasileira – o que irá diminuir a quantidade da população jovem.

    Por outro lado, graças aos avanços da medicina e o maior acesso ao saneamento básico, a expectativa de vida brasileira tem aumentado, o que gera um crescimento na população idosa.

    Gabarito: Errado

  • Aumento de idosos e quantidade menor de crianças nascendo

    Não há equilíbrio

  • Não proporcionalmente, desigualmente!

    Gab E

    PMAL

  • Gaba: ERRADO

    Já foi a época em que se tinha 5 a 10 filhos por família (basta olhar o exemplo de nossos avós). Hodiernamente, as famílias possuem no máximo 1 a 2 filhos (a tendência agora é virar mamãe/papai de Pet rsrs). Por isso, não há que se falar em equilíbrio da estrutura etária, já que está havendo uma inversão na pirâmide como o colega Daniel Gonçalves comentou.

    Bons estudos!!

  • GABARITO ERRADO

    A realidade da população Brasileira, assim como em grande parte do mundo, é o envelhecimento, criando uma carga social e econômica enorme sobre a população ativa, isso por que a taxa de fecundidade brasileira está abaixo da media de reposição. O lado positivo é o aumento da qualidade de vida das pessoas no Brasil, por outro lado o aumento de despesas do governo com programas de aposentaria, limitando os investimentos em áreas industriais e entre outros.

  • -tende ao desequilíbrio -(-jovens e +velhos)
  • É tipo uma gangorra: Idoso aumenta, e os jovens diminuem.

    GAB. E

  • Os resultados dos últimos censos, projeções e amostras populacionais demonstram claramente uma tendência ao envelhecimento da população. A longevidade vem crescendo, o que aumenta a proporção de idosos, enquanto a fecundidade vem caindo, reduzindo a participação de jovens, o que desequilibra a proporção de ambos os grupos na composição populacional brasileira. Item errado.

  • PM-AL 2021

  • É só pensar na pirâmide etária: A sua dinâmica, na realidade br, não é paralela no que se refere a classificação entre jovens, adultos e idosos, por exemplo. Você vai imaginar o corpo da pirâmide ao passo que quando a população jovem diminui, enquanto a adulta e a idosa aumentam....

    espero ter ajudado!

    #PMAL2021

  • É só pensar na pirâmide etária: A sua dinâmica, na realidade br, não é paralela no que se refere a classificação entre jovens, adultos e idosos, por exemplo. Você vai imaginar o corpo da pirâmide ao passo que a população jovem diminui, enquanto a adulta e a idosa aumentam....

    espero ter ajudado!

    #PMAL2021

  • É só pensar assim: jovens entrando na vida do crime e morrendo cedo, e idosos vivendo melhor, consequentemente, vivendo mais! ou seja não temos igualdade de expectativa de vida!

  • Os resultados dos últimos censos, projeções e amostras populacionais demonstram claramente uma tendência ao envelhecimento da população. A longevidade vem crescendo, o que aumenta a proporção de idosos, enquanto a fecundidade vem caindo, reduzindo a participação de jovens, o que desequilibra a proporção de ambos os grupos na composição populacional brasileira. 

  • Demografia corresponde a uma parte importante dos estudos de Geografia da População tema recorrente de questões e de grande importância nos estudos já que o Brasil vem passando por profundas transformações demográficas.

    Análise do item:

    Os resultados dos últimos censos, projeções e amostras populacionais demonstram claramente uma tendência ao envelhecimento da população. A longevidade vem crescendo, o que aumenta a proporção de idosos, enquanto a fecundidade vem caindo, reduzindo a participação de jovens, o que desequilibra a proporção de ambos os grupos na composição populacional brasileira. Item errado.

    PMAL 2021

  • Basta olhar a pirâmide etária

    É mais ou menos assim

    ||||| (idosos)

    ||||||||||||||||| (quase idosos)

    ||||||||||||||||||||| (40 e 50 anos)

    ||||||||||||||||||||||||| (adultos jovens)

    |||||||||||||| (adolescente)

    ||||||| crianças

    Ela tá ficando quem nem eu, "buchuda" e com as "perna fina".

    ainda nascem nascem mais crianças do que morrem idosos, Mesmo sendo uma diferença pouca , justamente pelo fato da expectativa de vida ter aumentado.

    Mas a tendência é essa "barriga" formada por adultos jovens ir diminuindo e a "cabeça" formada por idosos ir aumentando. E as pernas formada por crianças , irem afinando até que a população começa a diminuir com a morte dos idosos e a falta de jovens pra repor.

    "Afirmativa da banca" - A dinâmica da estrutura etária da população brasileira tende ao equilíbrio quanto à quantidade de crianças, jovens, adultos e idosos: a população de idosos com maior expectativa de vida cresce tanto quanto a população em idade infantil e jovem

    ERRADO. o que é previsível que aconteça sera a população adulta jovem e adulta idosa ir se igualando "a barriga diminui e cabeça cresce" mas a população de jovens "crianças e adolescentes" cai diminuir ano a ano.

    As pernas da pirâmide vão afinar ainda mais"

  • A bem da verdade, a dinâmica da estrutura etária da população brasileira tende ao desequilíbrio quanto à quantidade de crianças, jovens, adultos e idosos. As projeções mostram que a pirâmide brasileira tomará forma invertida no futuro, resultado do envelhecimento populacional. Além disso, a população de idosos cresce mais do que a população em idade infantil e jovem. Esses números são explicados pelo aumento da expectativa de vida, provocado pelas melhores condições de vida, e pela queda nas taxas de natalidade ocasionada por fatores como o crescente ingresso da mulher no mercado de trabalho e o melhor planejamento familiar. 

    gabarito ; errado

  • Aumento da população idosa e adulta; diminuição da população jovem.

    ERRADO.

  • Esta-se aumentando a população velha e diminuindo a nova.

    Ponto 1: Devido às melhores condições de vida, os indivíduos estão vivendo mais, por conseguinte tornar-se-ão mais velhos.

    Ponto 2: o numero de filhos está diminuindo cada vez mais. Como ? Pelo uso dos metodos contraceptivos. Por que? Devido ao alto custo de vida, à inserção da mulher no mercado de trabalho, e assim por diante.

    Erros? Notifique-me!