-
CERTO.
O Brasil está se encaminhando para um aumento da população idosa nas próximas décadas, por isso, alguns setores da sociedade argumentam da necessidade da reforma previdenciária.
-
Certo.
Na verdade, o Brasil está caminhando para o abismo no que se refere às contas públicas. Esse sistema atual previdenciário não passa de um regime em pirâmide, que custará ao Brasil em 2019, mais de 700 Bilhões; demograficamente já está comprovado a falência desse sistema,vez que a quantidade de pessoas jovens no futuro será menor para alimentar o sistema de redistribuição atual.
-
Questão certa na teoria, e ERRADA na prática.
-
Certa na teoria e na prática.
-
É o que eles dizem:
"Direitou, acertou".
rs
-
O aumento da expectativa de vida brasileira, que faz aumentar a população de idosos no país, tem como uma de suas consequências o crescimento das despesas com aposentadorias, serviços de saúde e assistência social. Diante desta realidade, e a fim de equilibrar a situação fiscal do país, alguns setores da sociedade brasileira defendem a necessidade de reforma do sistema previdenciário nacional.
Gabarito: Certo
-
Demografia corresponde a parte importante dos estudos de Geografia da População tema recorrente de questões e de grande importância nos estudos já que o Brasil vem passando por profundas transformações demográficas.
Análise do item:
A expectativa ou esperança de vida corresponde a quantidade estimada de anos que cada pessoa pode viver em determinado espaço e é considerada como importante indicador de qualidade de vida. Aumentar a longevidade significa que menos pessoas estão morrendo mais jovens e consequentemente mais pessoas vivendo por mais tempo o que de fato causa efeitos sobre toda a sociedade. Dentre os efeitos do aumento da longevidade temos a questão de pessoas recebendo benefícios previdenciários por mais tempo, mais pessoas necessitando de atendimento médico especializado e maior demanda por atividades de lazer e integração social para essa parcela da população. Item correto.
Gabarito do professor: certo.
-
Obvio, com aumento da expectativa de vida, politicas sociais precisam ser adotadas (isso interfere na reforma); já que para manter a ordem social é necessário custear o regime previdenciário e dispor da seguridade social. (Dir.Constitucional)
-
(C)
-Regime Previdenciário:
-Causas: Envelhecimento/Déficit
-Mudanças: Tempo maior de contribuição, Idade HxM.
-Causas: Expectativa maior de vida, Baixa natalidade, Balança desequilibrada.
Fonte: Minhas Anotações (Atualidade/ Geopolitica)
-
A reforma da previdenciária, comum em diversos países que passam por mudanças em sua estrutura etária, é uma necessidade também no território brasileiro, devido à transição demográfica em curso no Brasil
-
A expectativa ou esperança de vida corresponde a quantidade estimada de anos que cada pessoa pode viver em determinado espaço e é considerada como importante indicador de qualidade de vida. Aumentar a longevidade significa que menos pessoas estão morrendo mais jovens e consequentemente mais pessoas vivendo por mais tempo o que de fato causa efeitos sobre toda a sociedade. Dentre os efeitos do aumento da longevidade temos a questão de pessoas recebendo benefícios previdenciários por mais tempo, mais pessoas necessitando de atendimento médico especializado e maior demanda por atividades de lazer e integração social para essa parcela da população. Item correto
-
estimativa de crescimento populacional de idosos e diminuição da natalidade!
-
CORRETO.
A expectativa de vida ou esperança de vida ao nascer do país (índice que demonstra quantos anos se espera que seus habitantes vivam) é um importante indicador para avaliar os níveis de desenvolvimento do país. No Brasil, a expectativa de vida tem aumentado nos últimos anos e esses dados refletem uma melhoria na qualidade de vida e das condições na área de saúde.
Porém, em contraponto, se as pessoas têm vivido mais anos, logo haverá um crescimento das despesas:
> Com aposentadorias (as pessoas vivendo por mais tempo também receberão o auxílio em maior quantidade de tempo).
> Também aumentam os gastos com serviços de saúde (além da quantidade maior de pessoas que deverão ser tratadas pelo sistema de saúde, é necessário lembrar que, a população idosa possui, em geral, condições de saúde debilitadas e logo, precisarão de maior auxílio na área de saúde).
> E por fim, eles também carecem de uma demanda de serviços relacionados à assistência social, como atendimento domiciliar, lar de idosos, formação de Centros e Grupos de Convivência, etc.
Apesar de esses índices serem considerados como positivos do ponto de vista demográfico, o governo enfrenta problemas para conseguir realizar o pagamento dessas aposentadorias. Dessa forma, o rombo financeiro da área previdenciária brasileira tem aumentado ano a ano. E uma das soluções propostas pelo governo é a realização da reforma do sistema previdenciário nacional. Essa medida é, em geral, impopular, porém diante da situação financeira do país, alguns setores da sociedade brasileira, como os industriários e comerciantes, defendem a necessidade de reforma do sistema previdenciário nacional.
Fonte: SOUZA, André dos Santos Baldraia et al. Geografia: volume único: ensino médio. São Paulo: SM, 2014 (Coleção Ser Protagonista – BOX).
-
Fui pelas noticias da Globo, errei.