-
ERRADO.
Ao contrário da Região Nordeste, a Região Norte NÃO possui bom potencial de geração de energia eólica. De fato, existe uma grande distância entre os centros produtores e consumidores desta energia no Brasil, mas isso não necessariamente é empecilho. Se distância fosse problema, o governo não investiria pesado em hidrelétricas na Amazônia, onde o mercado consumidor é escasso.
-
Na verdade, a distância entre local gerador e local consumidor é um fator importante sim, dado a perda ocorrida na transmissão. Por isto mesmo, há críticas sobre os custos ambientais associados a serem aceitos para se atender, principalmente, a demanda energética do sudeste. O mesmo com Belo Monte (cuja geração de energia, suspeita-se, seria para atender demanda do setor de industrias estrangeiras de alumínio no local)
-
Errado!
a região NORTE, diferentemente da região NORDESTE não tem enorme potencial eólico. Essa distancia também citada na assertiva está incorreta, pois não é considerada um empecilho para a expansão desse ramo de energia renovável.
-
o que atrapalha é o investimento do governo. isso sim
-
Se distância fosse empecilho, a usina de Belo Monte não deveria existir kkkk
-
NORDESTE É TERRA DO VENTO, NORTE NÃO!!
-
Muito bom o comentário do Daniel castro.
"Ao contrário da Região Nordeste, a Região Norte NÃO possui bom potencial de geração de energia eólica. De fato, existe uma grande distância entre os centros produtores e consumidores desta energia no Brasil, mas isso não necessariamente é empecilho. Se distância fosse problema, o governo não investiria pesado em hidrelétricas na Amazônia, onde o mercado consumidor é escasso"
Fazendo um adendo, o sistema de geração de energia elétrica pode ser interligado à rede elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN).
logo, distância não é problema mô queridô!
Vai que dá!
-
Gabarito: ERRADO
A região Norte do país possui potencial de produção eólica, porém, devido a escassa faixa litorânea, não podemos considerá-la como uma "região de enorme potencial eólico", como afirma a assertiva.
-
Região Nordeste e Sul...
-
Pode-se até pensar que talvez nas regiões litorâneas do Pará e Amapá possam ter um potencial eólico (que eu desconheço). Mas aí dizer que a região norte como um todo tem ENORME potencial é demais.
-
Vale lembrar que a energia eólico não é tão "limpa" assim, tendo em vista a poluição sonora e visual que proporciona.
Professor: Trigueiro, AlfaCon
-
Os maiores potenciais para produção de energia eólica em nosso país são encontrados nas regiões Nordeste e Sul.
Ou seja, o Norte não pode ser considerado como uma região com enorme potencial para geração de energia eólica.
Resposta: Errado
-
ERRADO.
"Apesar do enorme potencial das regiões Norte e Nordeste para a produção de energia eólica..."
Parques Eólicos no Brasil:
→ Nordeste
→ Sul
Daria para matar a questão apenas sabendo dessa decorebinha.
Bons estudos!
-
Com o gradativo aumento da participação do setor primário na composição do PIB atual o estudo dos recursos naturais brasileiros torna-se tópico cada vez mais importante.
Análise do item:
O grande potencial eólico brasileiro é predominantemente litorâneo, destacando-se no quesito geração os estados do Nordeste, enquanto a Região Norte apresenta outros atrativos de energias limpas como a biomassa e a solar. A geração solar é uma das que mais cresce no Brasil atual e as grande áreas geradoras do litoral estão bem próximas de grandes centros consumidores, como as capitais nordestinas. Item errado.
Gabarito do professor: errado.
-
GAB:ERRADO POIS SÓ O NORDESTE TEM ESSE POTENCIAL.
-
Apenas na região Sul e Nordeste.