SóProvas


ID
2623042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sabendo que a globalização pode ser definida como processo geográfico e econômico, julgue o próximo item, relativo a aspectos atuais desse processo.


A alteração nas formas de produção dos sistemas econômicos globais, fundamentada no avanço do uso das tecnologias, modifica a produção geográfica do espaço em decorrência da fragmentação político-territorial, da incorporação de novas regiões ao capitalismo internacional e do fortalecimento dos conglomerados internacionais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Por “avanço do uso das tecnologias” entende-se os processos de mecanização e de terceira e quarta revolução industrial. Por “fragmentação político-territorial” entende-se os conceitos de guerra fiscal, de desconcentração produtiva, de compressão espaço-tempo, etc. Por “incorporação de novas regiões ao capitalismo” entende-se o crescimento dos Tigres Asiáticos, da China, e da multipolaridade econômica. Por “fortalecimento dos conglomerados internacionais” entende-se a onda de criação de blocos econômicos que ocorreu nos anos 1990 (Mercosul, NAFTA, União Europeia, CEI…etc, todos criados na mesma época). Portanto, de fato, a tecnologia vem orientando as mudanças introduzidas nas novas formas de produção. O espaço geográfico está cada vez mais fragmentado em relação à produção. E, verifica-se também o fortalecimento dos conglomerados internacionais.

  • Gabarito: CERTO


    A questão é rica em informações sobre o atual processo de globalização econômica em curso, em que novos atores surgem e regiões ganham ressignificação de acordo com o seu papel na cadeia econômica global.


    Fonte: Ponto dos concursos.

  • De fato, as novas formas de produção dos sistemas econômicos globais utilizam-se amplamente do avanço das novas tecnologias. Além disso, modifica a produção geográfica do espaço em decorrência da fragmentação político-territorial, da incorporação de novas regiões ao capitalismo internacional e do fortalecimento dos conglomerados internacionais.

    Por esses fatores, vemos uma maior dispersão espacial, em nível global, de processos produtivos industriais, por exemplo.

    Resposta: Certo

  • Questão - A alteração nas formas de produção dos sistemas econômicos globais, fundamentada no avanço do uso das tecnologias, modifica a produção geográfica do espaço em decorrência da fragmentação político-territorial, da incorporação de novas regiões ao capitalismo internacional e do fortalecimento dos conglomerados internacionais.

    O sistema de mundo global atual pautado na acumulação flexível intensifica as relações no espaço por meio do uso das novas tecnologias, como, por exemplo, meios de transportes mais modernos - aviões, carros - e dos meios das telecomunicações ( celulares, computadores). Tais processos fragmentam os territórios, pois quem tem o domínio das TICs são os atores hegemônicos, que passam a valer disso para expandir e impor seus interesses em espaço com potencialidades de ser dinâmico.

  • Um dos processos mais importantes do mundo contemporâneo a Globalização alterou o mundo em tantos aspectos que tornou-se um dos temas mais abordados de todos. Por envolver aspectos técnicos, políticos, econômicos, culturais e espaciais são diversos assuntos que se relacionam aos seus estudos.

    Análise do item:

    O modo de produção no período globalizado é caracterizado pelo meio técnico-científico-informacional que proporciona sistemas para a descentralização dos processos produtivos. Isto significa que estruturas como as de comunicação, computação e transporte criam possibilidades de participação de novas áreas, como países periféricos, não só como mercado consumidor ou fornecedor de matérias primas mas como área de produção de produtos diversos projetados em países centrais sede dos grandes conglomerados internacionais. Item correto. 


    Gabarito do professor: certo.
  • CERTO

    A afirmativa nos traz as principais características da globalização econômica atual. O processo globalizador é orientado pelas novas tecnologias, onde ciência e técnica se juntam para atender a demanda do mercado. Essa lógica provocou alteração nas formas de produção dos sistemas econômicos globais evidenciado pela desconcentração da atividade fabril, na qual grandes empresas transferiram sua cadeia produtiva para países com menor custo de produção visando maximizar os lucros. Tal contexto modificou a produção geográfica do espaço econômico mundial devido a fragmentação político-territorial. Essa incorporação de novas regiões ao capitalismo internacional fez surgir novos atores econômicos globais como os BRICSChina e os Tigres Asiáticos, fortalecendo os conglomerados internacionais, ou seja, os blocos econômicos, e provocando a dinamização do fluxo comercial em escala global. 

    FONTE: TEC Concursos, Professor: Rennyer Holanda

     

  • Com a evolução da tecnologia, novas formas de pesquisa e de aprendizagem se tornaram parte de nosso cotidiano. Ao olhar para a agricultura, incluindo o Brasil como um dos maiores produtores do mundo, vemos que o plantio e a colheita também passam por essa mudança. No primeiro momento, essas alterações parecem menos radicais do que em outros segmentos, e são normalmente associadas aos processos de mecanização e automação nos campos. No entanto, olhando mais de perto, é possível notar que tecnologias de ponta já transformam radicalmente a produção de alimentos e a utilização de matérias-primas. Com o uso da tecnologia, chegamos à agricultura de precisão, que, por meio de dados específicos, permite melhor uso da terra e dos recursos naturais, utilização mais assertiva de pesticidas, mão de obra reduzida, menos intervenções e, consequentemente, menor custo.

    ESTRATÉGIA  

    CERTO

  • CERTA.

    globalização é um fenômeno de integração internacional que ocorre a partir do século XX. Ela é possibilitada e potencializada pelo desenvolvimento técnico das comunicações e dos transportes, tornando as distâncias cada vez menores.

    Com ela, ocorre a chamada descentralização produtiva: se antes o conjunto das indústrias se concentravam nos países desenvolvidos (sobretudo Europa, Estados Unidos e Japão), paulatinamente as indústrias vão se espalhando para os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

    Com as indústrias espalhadas mundialmente, formam-se verdadeiras cadeias globais de produção, onde elas se conectam pelos desenvolvidos meios de transporte e comunicação. 

  • que Bixiga é isso macho