-
Questão comentada por dois professores:
Prof. Alexandre Vastella do Estratégia:
Questão certa. A abertura de fronteiras agrícolas interfere diretamente na urbanização do interior dos países em desenvolvimento – a exemplo do que ocorreu no Centro-Oeste brasileiro com a criação de novas cidades e a forte articulação entre agropecuária e indústria. No entanto, embora a agropecuária seja um forte indutor de urbanização, a taxa de urbanização de um país possui outras variáveis, como a própria pirâmide etária.
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-de-geografia-abin-2018-gabarito-extraoficial/
Prof. Danuzio Neto, do Ponto.
Certo. A questão explica a influência da tecnologia na agricultura e na urbanização.
Fonte: http://blog.pontodosconcursos.com.br/concurso-abin-prova-comentada-de-geografia/
-
Errei porque pensei em "INTERFERE" como palavra negativa! PRESTAR MAIS ATENÇÃO, POIS A QUESTÃO ERA FÁCIL.
-
interfere, pois com mais tecnologia o pobre vai para cidade e se lasca...
-
"Fronteira agrícola é o avanço da unidade de produção capitalista sobre o meio ambiente, terras cultiváveis e terras de agricultura familiar. A fronteira agrícola está ligada com a necessidade de maior produção de alimentos, criação de animais sob a demanda internacional de importação destes produtos. Além disso, seu crescimento acelerado está ligado pela ausência de políticas públicas eficazes, onde a terra acaba sendo comprada barata e o controle fiscal inoperante".
porque articula a agricultura às tecnologias avançadas de produção??? Alguém pode explicar essa parte, pois não entendi a relação.
GABARITO: CERTO
-
tecnologia = fatores de expulção
-
Mais tecnologia no campo significa mais pessoas migrando às cidades.
-
Cuidado: a tecnologia pode ensejar um processo de automação na atividade agrícola, provocando um êxodo rural e consequente repercussão nas taxas de urbanização relacionada a fatores demográficos. Entretanto, pode ser um fator de atração em relação a mão de obra qualificada para agricultura.
-
A chegada de tecnologias cada vez mais avançadas ao campo impõe mudanças substanciais na dinâmica populacional destas áreas, a partir do momento que substitui empregados de determinados setores por máquinas em constante desenvolvimento. A robótica também é um ramo que ganha cada vez mais espaço, e na agricultura como em outros setores econômicos é cada vez maior a substituição da mão de obra. Essas pessoas, agora desempregadas, passam então a integrar o número de migrantes em decorrência do êxodo rural, que se instalam nas cidades muitas vezes de forma irregular, procurando outros meios de sobrevivência, e acabando muitas das vezes marginalizados. São essas pessoas que “interferem nas taxas de urbanização”, dado que não integram o meio de forma ordenada e planejada, mas de maneira precarizada, muitas vezes permanecendo junto de suas famílias em locais de risco e sem qualquer subsídio do Estado.
FONTE : ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
O crescimento populacional é um fenômeno com diversos aspectos relacionados e envolve fatores como a produção e a distribuição de alimentos, fornecimento de água potável, habitação, transporte, educação e saúde só para citar os mais relevantes. É tema recorrente de questões diversas e exige a capacidade de articular tais fatores entre si.
Análise do item:
Ao anexar novas áreas de produção, normalmente voltadas para a exportação, os conglomerados internacionais aceleram a migração campo-cidade dificultando a permanência de pequenos agricultores, posseiros, extrativistas e outras populações tradicionais enquanto implanta nestes espaços uma agricultura altamente mecanizada que gera pouco emprego de alta qualificação. Item correto.
Gabarito do professor: certo.
-
A globalização aproxima as pessoas fisicamente, entretanto as distancia socialmente.