-
GABARITO: ERRADO
As cidades médias já crescem mais do que as metrópoles.
-
Questão comentada por dois professores:
Prof. Alexandre Vastella do Estratégia:
Questão errada por dois motivos: 1 – Nem todas as cidades pequenas e médias apresentam “modesto desenvolvimento tecnológico”. 2 – O crescimento demográfico está muito mais relacionado aos processos de transição demográfica do que ao nível tecnológico em si. Deve-se dizer também que apesar da questão ser de Geografia Mundial, no Brasil, as cidades médias estão crescendo em ritmo superior a algumas metrópoles tradicionais.
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-de-geografia-abin-2018-gabarito-extraoficial/
Prof. Danuzio Neto do Ponto:
Errado. Primeiro, é incorreto fazermos uma correlação conforme apontado pelo enunciado, em que cidades médias e pequenas possuiriam, necessariamente, menor desenvolvimento tecnológico – isto não é verdade. Também não podemos afirmar, necessariamente, que cidades menores possuem menores taxas de crescimento demográfico.
Fonte: http://blog.pontodosconcursos.com.br/concurso-abin-prova-comentada-de-geografia/
-
Quem levantou a sombrancelha em "...modesto desenvolvimento tecnológico..." dá joinha.
O fato da cidade ser pequena ou média não se traduz em apresentar um desenvolvimento tecnológico modesto.
-
Discordo plenamente da assertiva, cidades pequenas e médias estão em desenvolvimento, não obstante estão investindo em tecnologia.
-
Na verdade, as cidades pequenas são as que têm apresentado maior crescimento demográfico.
-
Geralmente, as cidades médias tem um índice de crescimento bem mais elevado que as grandes metrópoles. É possível visualizar este fenômeno tentando imaginar uma cidade como a de São Paulo, que é uma cidade super desenvolvida, em relação as outras cidades do país, rica e expansiva; neste caso devido a sua extensão e o que já foi explorado e o que, ainda, há de ser explorado, podemos observar que São Paulo é bem limitada no que tange ao crescimento em relação a uma cidade média como Caruaru (PE), Anápolis (GO), Imperatriz (MA), Ponta Grossa (PR), Uberaba (MG), dentre outras
-
NA VERDADE É AO CONTRÁRIO , CHAMADA DE IMIGRAÇÃO INTRARREGIONAL, QUE CARACTERIZA A SAÍDA DE PESSOAS DAS GRANDES CIDADES, RUMO ÀS CIDADES MÉDIAS PORTE EM BUSCA DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA
-
Exatamente o contrário, as pequenas e médias tendem a crescer, as pessoas estão fugindo dos grandes centros.
-
GAB: E
A maior tendência dos últimos anos é a migração INTRARREGIONAL, caracterizado pela desconcentração às grandes metrópoles (Cidade grande --------> cidade média)
-
Ao contrário!
-
GAB: E
A maior tendência dos últimos anos é a migração INTRARREGIONAL, caracterizado pela desconcentração às grandes metrópoles (Cidade grande --------> cidade média)
-
O crescimento populacional é um fenômeno com diversos aspectos relacionados e envolve fatores como a produção e a distribuição de alimentos, fornecimento de água potável, habitação, transporte, educação e saúde só para citar os mais relevantes. É tema recorrente de questões diversas e exige a capacidade de articular tais fatores entre si.
Análise do item:
Com a difusão de tecnologias de transporte e comunicação, cidades pequenas e médias principalmente podem ser conectadas aos grandes fluxos regionais, nacionais e globais e tem crescido comparativamente mais que grandes metrópoles por não apresentarem os mesmos problemas de custo de espaço e mão de obra, tráfego, degradação ambiental e tributos. Item errado.
Gabarito do professor: errado.
-
Atualmente, as cidades médias tendem a apresentar MAIOR crescimento demográfico em nosso país, enquanto as grandes metrópoles apresentam crescimento menor (desmetropolização).
As cidades com maiores crescimentos relativos são as médias, já que as pessoas atualmente tentam fugir da vida caótica das cidades maiores, onde há trânsito mais intenso, custo de vida maior e índices de violência mais assustadores
Gabarito: Errado
-
As cidades pequenas e médias tendem a apresentar MAIOR crescimento demográfico no futuro devido ao seu modesto desenvolvimento tecnológico.
(há uma maior dependencia afetiva, mais congregação familiar; já nos centros urbanos e cidades com desenvolvimento tecnologico que traz o entrertenimento, são mais desapegados do ceio familiar, há pessoas morando sozinhas e mais independentes financeiramente, logo há uma menor taxa de fecundidade nas grandes cidades do que nas médias e pequenas, o que resulta em maior crescimento demográfico nessas em comparação àquelas)
-
Quem fez a questão misturou frei damião, com frei de caminhao
-
Desconcentração > Crescimento das cidades médias.
-
As cidades pequenas e médias tendem a apresentar maior crescimento demográfico no futuro devido ao seu modesto desenvolvimento tecnológico.