-
CERTO.
Os novos desafios relacionados ao terrorismo, principalmente, acabaram fazendo com que serviços secretos de nações rivais se unissem. Portanto, com ameaças cada vez mais complexas à segurança internacional, os países, no período pós-Guerra Fria, precisaram se articular de maneira cada vez mais global para se defenderem de ameaças como o terrorismo internacional e o narcotráfico.
-
A assertiva está certa. Com o final da lógica bipolar que prevaleceu ao longo da segunda metade do Século XX, as ameaças para a segurança internacional se tornaram cada vez mais complexas, mais fluídas, possuindo um caráter claramente não territorializado, transnacional e com uma organização em redes, o que demanda grande cooperação entre os Estados, sobretudo por meio da cooperação e do intercâmbio entre agências inteligência. No pós-11 de setembro, houve grande intercâmbio de informações entre as comunidades de inteligência russa e norte-americana, por exemplo
Resposta: Certa
fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/abin-gabarito-politica-e-seguranca/
-
O fim da Guerra Fria é possivelmente o processo histórico mais importante do final do século XX e possui grande quantidade de ramificações em outros temas que foram fortemente influenciados por este.
Análise do item:
É como se o século XXI apresentasse um cenário de "globalização" das ameaças. Com o fim da Guerra Fria os grandes obstáculos a paz regional deixam cada vez mais de serem blocos de Estados, embora ainda existam Estados em permanente tensão, e passam a ser cada vez mais grupos difusos com interesses igualmente complexos. Suas organizações são globais e a atuação idem. Item correto.
Gabarito do professor: certo.
-
Com o fim do período de Guerra Fria, marcado pela queda do muro da cidade de Berlim (Alemanha) em 1991 e extinção do bloco soviético (fim da União soviética – URSS), a lógica geopolítica bipolarizada também caiu em desuso. Ao mesmo tempo, a globalização, o advento da internet e avanços tecnológicos auxiliaram para que, com a virada do século XX para o XXI, as questões de segurança internacional se tornassem mais fluidas e que envolvessem uma organização em redes e de cooperação entre países e seus mecanismos de inteligência.
Gabarito: Certo
-
Só para questão de prova que isso está correto, a realidade é bem diferente.
-
Pensa que lindo a cooperação da KGB com a CIA
-
Certo.
Rússia e EUA, por exemplo.