SóProvas


ID
2623264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de inflação, emprego e renda.


O conceito de inflação esperada apareceu para explicar a relação entre inflação e desemprego. Friedman e Phelps relacionaram taxa de desemprego com inflação corrente, inflação esperada com taxa natural de desemprego, concluindo que, no curto prazo, uma inflação corrente maior está associada a menor desemprego, uma vez que a inflação esperada é dada.

Alternativas
Comentários
  •  A versão Friedman-Phelps da curva de Phillips, conhecida também por Curva de Phillips Aceleracionista, acrescenta à avaliação original a análise das expectativas. Utilizando o método das expectativas adaptativas, ela indica que, para que se mantenha a taxa de desemprego a níveis inferiores ao da taxa de desemprego natural, o que importa não é a taxa de inflação, mas, sim, sua variação, necessitando-se, assim, de taxas de inflação cada vez maiores para manter as taxas de desemprego abaixo da taxa natural. 

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês?

    Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre expectativas racionais na curva de Phillips.

    A curva de Phillips é uma curva que demonstra a relação entre inflação e desemprego. No curto prazo, a curva é negativamente inclinada, indicando que há um trade-off (relação inversa) entre inflação e desemprego. Ou seja, quanto maior a inflação, menor o desemprego e vice-versa.

    No longo prazo, a Curva de Phillips é vertical, o que indica que estamos no pleno emprego (produto efetivo = produto potencial) e que não há mais trade-off entre inflação e desemprego (taxa de desemprego = taxa natural de desemprego).

    No caso desta questão, ela trata sobre a segunda versão da Curva de Phillips, a chamada versão aceleracionista.

    Esta versão foi elaborada por Milton Friedman e Phelps e acrescenta a inflação esperada (nE) na relação entre inflação e desemprego. Segundo a versão aceleracionista da Curva de Philips, a relação entre inflação e desemprego é dada por:

    n = nE - B(u-un)

    Onde N é a inflação, Ne é a inflação esperada, B é a sensibilidade da inflação à taxa de desemprego, U é a taxa de desemprego esperada e Un é a taxa natural de desemprego. Ou seja, já relação entre as taxas de inflação e as taxas de desemprego.

    A introdução da inflação esperada no modelo leva às expectativas adaptativas, segundo a qual as pessoas olham para o passado para projetar expectativas de inflação futuras.

    Assim, como a inflação do passado já está dada (não há como mudar a inflação do passado), os formuladores de política monetária precisavam se concentrar na inflação corrente, fazendo com que esta seja diferente da inflação passada.

    No entanto, essa nova forma de enxergar a Curva de Phillips não alterou a sua relação essencial: trade-off entre inflação e desemprego. Quanto maior a inflação corrente, menor desemprego teremos.


    Gabarito do Professor: CERTO.