SóProvas


ID
2623324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que os mercados possuem rendimentos constantes à escala, julgue o item a seguir, a respeito da teoria microeconômica.


Se o governo decidir colocar um imposto de quantidade sobre o monopolista, o preço final será igual ao preço inicial mais o montante do imposto.

Alternativas
Comentários
  • Gab: errado

    1. Todo mercado maximizador precisa de Rmg = Cmg

    2. Determinação do preço Rm = P * (1 - 1/epd),

    3. Conclusão: Como Rmg = Cmg, então o preço só mudará se mudarmos o Cmg

  • Depende da elasticidade do bem. Se o bem for elástico, a carga tributária irá incidir mais sobre o produtor. Se o bem for inelástico, ficará para o consumidor.

  • Fala pessoal! Tudo bem com vocês? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre tributação de monopólios!

    Bom, apesar de ser o único ofertante do mercado, o monopolista não pode cobrar o preço que quiser. Se ele aumentar demais o preço, simplesmente não haverá demanda pelo seu produto, já que a curva de demanda do monopolista é negativamente inclinada.

    Com a introdução do imposto, o custo do monopolista será maior e o monopolista irá aumentar o preço de venda do seu produto. Assim, antes do imposto, o monopolista maximizava seu lucro quando Rmg = Cmg.

    Após a introdução do imposto, o Cmg inicial é acrescido do imposto t. Assim:

    Rmg = Cmg + t.

    O acréscimo no custo marginal fará com que o monopolista se desloque na curva de demanda até achar a nova quantidade produzida que igual a Rmg.


    Fonte: Imagem cedida pelo professor.

    Pela figura acima, dá para perceber que o aumento no preço se deu em uma magnitude menor que o aumento no tributo. Ou seja, nessa situação, o monopolista não repassa todo o valor do tributo para o preço. 

    No entanto, é possível que o monopolista passe exatamente o valor do imposto para o preço ou mesmo MAIS do que o valor do imposto.

    Isso ocorre porque, em monopólio, há uma relação entre Preço e Custo Marginal, que é dada pela equação de mark up:

    Cmg = P (1-1/EPD). 

    Ou seja, a relação entre Preço e Custo Marginal depende da Elasticidade-Preço da Demanda (EPD) envolvida. 

    Assim, quando há introdução do imposto, o custo marginal do monopolista aumenta. O tanto que esse aumento do custo marginal será repassado para o preço, dependerá da EPD envolvida. 

    Portanto, após a introdução de um imposto, o repasse para o preço pode ser menor, igual ou mesmo maior do que o valor do imposto em si. 

    Dessa forma, questão errada, já que o preço final do produto não necessariamente será o preço inicial mais o imposto. Para isso acontecer, o valor do imposto teria que ser repassado 100% para o preço. Mas o monopolista pode passar o montante do imposto, menos que o montante do imposto ou até mesmo mais que o montante do imposto. Tudo dependerá da EPD envolvida. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.