SóProvas


ID
2623399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às características do comércio internacional na presença de economias de escala e concorrência monopolista, julgue o item subsequente.


As economias de escala externas podem levar à manutenção de padrões de especialização do comércio internacional inconsistentes com aqueles que seriam derivados das vantagens comparativas, principalmente no caso de países com grandes indústrias já consolidadas.

Alternativas
Comentários
  • As economias de escala externas ocorrem quando há alteração local, regional ou social, que foge da atuação da empresa, ou seja, são externas à ela. Essas alterações, entretanto, podem ser benéficas para a empresa na medida em que o desenvolvimento de uma ferrovia ou rodovia, por exemplo, podem ajudar no escoamento de produtos.


    Assim, quando a questão diz que as economias de escala externa podem levar à manutenção de padrões de especialização do comércio internacional inconsistentes com aqueles que seriam derivados das vantagens comparativas, principalmente no caso de países com grandes indústrias já consolidadas, ela quer dizer que, como um de seus fatores é a queda do custo marginal de produção, a economia de escala externa pode se especializar de tal forma que ficaria difícil de produzir os mesmos produtos em outros países se esses não possuíssem tamanha tecnologia e facilidades.


    A quebra pode ser a teoria Cepalina, que vai utilizar a deterioração dos termos de troca e outros elementos para explicar a questão.


    CERTO

  • Modelo de Kemp. Se vc tem uma economia externa de escala e, portanto, tamanhos de estruturas de produção distintas, vc não precisa necessariamente se especializar em um único produto, como dizia Ricardo e suas vantagens comparativas. Na realidade, vc pode abrir a pauta e criar um padrão de especialização em vários tipos de mercadorias para conseguir absorver os ganhos de escala com a abertura comercial. (Professor Marcello Bolzan, IDEG).

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Comércio Exterior.

    Pela teoria das vantagens comparativas, o país deve produzir aquilo que consiga ser relativamente mais eficiente ou que consiga uma redução no custo para exportar.

    Se um país já tiver uma indústria estabelecida e que possua economia de escala externa, (melhores condições de infraestrutura ou uma mão de obra mais qualificada), isso reduzirá o custo de sua produção frente a outros países.

    Com menor custo, o país que possui economia externa de escala eleva o número de bens produzidos internamente, aumentando também o número de bens que podem ser comercializados com outros países.

    Assim, não faz sentido produzir apenas um produto (como afirmava a teoria das vantagens comparativas). Considerando que o país possui economias externas de escala, o país produtor pode produzir diversos tipos de bens e exportar vários bens para o mundo.

    Assim, os países que possuem economias externas de escala exportariam vários tipos de bens e não apenas um. Os países que não tivessem condições de concorrerem com tais economias de escala ficariam em pior situação. Isso levaria a uma situação não amparada pela teoria das vantagens comparativas.


    Gabarito do Professor: CERTO.