SóProvas


ID
2623402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às características do comércio internacional na presença de economias de escala e concorrência monopolista, julgue o item subsequente.


O comércio interindústrias é relativamente mais importante do que o comércio intraindústrias nas relações comerciais entre países similares em termos de desenvolvimento tecnológico e dotação de fatores de produção.

Alternativas
Comentários
  • Comércio intraindustrial: Comércio entre indústrias de setores diferentes. Por exemplo, a indústria do setor de plástico compra da indústria do setor de papelão. 
    Comércio interindustrial: É a negociação entre indústrias do mesmo setor de atuação. No caso de países similares em termos de desenvolvimento tecnológico e dotação de fatores de produção, não há muito o que comercializar em um comércio interindustrial, pois os países produzem os mesmos produtos.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Comércio Exterior. 

    O comércio intraindustrial é a situação em que dois países exportam e importam simultaneamente produtos de uma mesma origem industrial.

    Já o Comércio interindustrial ocorre quando dois países comercializam produtos de diferentes indústrias.

    Se os países são similares em sua tecnologia e em fatores de produção, eles possuem capacidades produtivas semelhantes. Por isso, a maior parte do comércio será intraindustrial (Brasil e Argentina exportam e importam entre si carros e carnes, já que nossas capacidades de produção permitem a produção desses dois produtos).

    Se os países fossem diferentes em suas capacidades de produção, aí a maior parte do comércio seria interindustrial (Brasil e China ou Brasil e EUA: Brasil exporta comida e importa tecnologia).


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Comércio intraindustrial: É a negociação entre indústrias do mesmo setor de atuação. Exemplo: em 2020, o principal produto exportado pelo Brasil para a Argentina foram veículos automóveis, ao par que, nesse mesmo ano, o principal produto exportado pela Argentina para o Brasil também foram veículos automóveis. Isso mostra que entre economias semelhantes, há prevalência do comércio intraindústria.

    Comércio interindustrial: Comércio entre indústrias de setores diferentes. Exemplo: em 2020, o principal produto exportado pelo Brasil para a União Europeia foi farelo de soja, enquanto o principal produto exportado pela União Europeia para o Brasil foram medicamentos e produtos farmacêuticos. Isso comprova que entre economias diferentes, há prevalência do comércio interindústria.

    "O comercio intraindústria desempenha um papel ainda mais proeminente no comercio de mercadorias fabricadas entre as nações desenvolvidas industrialmente, o que responde pela maioria do comercio mundial. [...] o comércio intraindústria é um importante componente do comércio para os Estados Unidos em várias indústrias diferentes. Tais indústrias tendem a ser aquelas que produzem mercadorias sofisticadas, como produtos químicos, farmacêuticos e maquinário especializado. Essas mercadorias são exportadas principalmente por nações desenvolvidas e estão, provavelmente, sujeitas a importantes economias de escala na produção. Na outra ponta da escala estão as indústrias com pouco comércio intraindústria, que produzem em geral produtos trabalho‑intensivos, como calçados e vestuário. Essas são mercadorias que os Estados Unidos importam principalmente de países menos desenvolvidos, e a vantagem comparativa é o principal determinante do comercio norte‑americano com esses países." (KRUGMAN e OBSTFELD. Economia Internacional).

    Em suma:

    Economias semelhantes tendem a produzir bens de mesma complexidade e intensivos no mesmo fator de produção, o que fortalece o comércio intraindústria.

    Economias diferentes tendem a produzir bens de complexidades diferentes e intensivos em diferentes fatores de produção, o que dá primazia ao comércio interindústria.