SóProvas


ID
2623501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ciência Política

Com relação à formação dos Estados modernos e à ascensão do nacionalismo, julgue o item subsequente.


A criação de estruturas burocráticas fortes e complexas consiste em uma das marcas caracterizadoras dos Estados modernos, tanto nos antigos regimes como nas sociedades constitucionais.

Alternativas
Comentários
  • Estruturas burocráticas são fundamentais para a manutenção e estabilidade dos Estados Modernos. De acordo com Max Weber, a tendência dos Estados Modernos, ao aumentarem a complexidade de suas estruturas e tarefas, é a burocratização (no bom sentido do termo) das formas.

     

    Resposta: CERTO.

  • teoria esta defendida por weber...

  • Para Weber a burocracia é algo bom. Sua disfunção que não. Certo. @cientistapolitico

  • "Weber analisa o processo de racionalização da sociedade na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. O desencantamento do mundo, baseado no cálculo utilitário de consequências, substitui a mediação das relações sociais que antes estavam baseadas na tradição e no carisma. Uma racionalidade instrumental-legal se institui e modifica as relações na sociedade, fazendo com que a burocracia moderna se consolide como razão materializada desse processo histórico. Para chegar a essa compreensão, Max Weber analisou a burocracia do sistema de produção asiático e de outras sociedades deslocadas e dentro de seu tempo histórico. Entretanto, as características da burocracia moderna são próprias de uma racionalização estabelecida dentro do sistema capitalista de produção. Dessa forma, mesmo em Weber, a burocracia, quando analisada isoladamente, ou seja, como fenômeno atemporal, perde sentido, pois é por meio da racionalidade oriunda de um modo de produção específico que uma estrutura se ergue e se instaura. A vantagem técnica da organização burocrática no capitalismo é a superioridade puramente técnica sobre qualquer outra forma de organização. O mecanismo burocrático plenamente desenvolvido compara-se às outras organizações exatamente da mesma forma pela qual a máquina se compara aos modos não mecânicos de produção (WEBER, 1982, p. 249)."

    Fonte: José Henrique de Faria; Francis Kanashiro Meneghetti. Burocracia como organização, poder e controle