SóProvas


ID
2623618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia

Julgue o item a seguir, acerca dos modelos de explicação sociológica.


A teoria da ação comunicativa, em sociologia, fundamenta-se na crítica à noção de racionalidade instrumental, buscando na comunicação e na intersubjetividade a possibilidade de construção de consensos no mundo contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Ação comunicativa, teoria desenvolvida por pelo filosofo alemão Jürgen Habermas. Habermas contrapõe-se à ideia de que a razão instrumental constitua a própria racionalização da sociedade ou o único padrão de racionalização possível, e introduz o conceito de razão comunicativa. Partindo da perspectiva que nós seres humanos fazemos coisas com as palavras e que a linguagem constitui uma importante ferramenta de transformação.

     

    Razão instrumental

    - Não proporciona uma reflexão objetiva sobre os fins do conhecimento

    - Ciência se tornaria instrumento de dominação: ideológica, cientifica, política

    Razão crítica

    - Reflexão sobre os meios e finalidades do conhecimento

    - Ciencia e vida concreta dos homens são pensados no movimento contraditório do real.

  • A teoria da ação comunicativa foi desenvolvida por Jurgen Habermas e tem como princípio a concepção de que a razão humana não se manifesta apenas de forma "instrumental", ou seja, como ferramenta de ação no mundo. Segundo Habermas, a comunicação é também ativa na modulação da razão humana e na sua capacidade de ação sobre o mundo. O diálogo, portanto, na construção do consenso e que se manifesta de forma política através do que o autor conceituou como "esfera pública", expande a concepção de "razão" e permite compreender como é possível encontrar consensos. 


    Resposta, Certa.

    Gabarito do Professor: CERTO.