SóProvas


ID
2623633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia

      Uma nova economia surgiu em escala global nas duas últimas décadas. Chamo-a de informacional e global para identificar suas características fundamentais e diferenciadas e para enfatizar sua interligação. É informacional porque a produtividade e a competitividade dependem basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque as principais atividades produtivas, o consumo e a circulação, assim como seus componentes, estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos.

Manuel Castells. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999, p. 87 (com adaptações).  

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item que se segue.


O debate teórico no campo da sociologia política contemporânea tem questionado a dicotomia esquerda versus direita, com várias correntes discutindo a construção de projetos políticos alternativos, nos moldes de uma “terceira via”.

Alternativas
Comentários
  • Basta citar o livro de Anthony Giddens, A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia, Editora Record, 1999.

     

    É autor também do livro Beyond Left and Right: The Future of Radical Politics.

  • A dicotomia entre "esquerda" e "direita" tem origem na Revolução Francesa, onde estavam representadas, na Assembléia Nacional, vertentes que apoiavam o Rei e a Igreja, posicionados à direita, e os apoiadores da revolução, à esquerda. Um livro de Norberto Bobbio, pensador italiano ("Direta e Esquerda") defende que a díade entre estes polos ainda permanece válida uma vez que podem ser compreendidas a partir de interesses em disputa dentro da sociedade. Superar tal díade, para Bobbio, seria um traço ideológico mais do que uma constatação de sua invalidez. Anthony Giddens, sociólogo inglês, por outro lado observa que essa oposição não capturava toda a complexidade da sociedade no final do século XX permitindo espaço para o florescimento de uma terceira via. Nas primeiras décadas do século XXI tal separação tem sido cada vez mais questionada a partir de mudanças estruturais que não mais encontram representação teórica em ambos os campos, o que tem fortalecido diversos projetos políticos identificados como "terceira via".

    Resposta, Certo.

    Gabarito do Professor: CERTO.