-
Avaliação de Reação
A avaliação de reação é o primeiro nível na escala avaliativa. Seu objetivo é identificar a percepção dos participantes em relação ao conteúdo, ao facilitador, à experiência de aprendizagem e sua relevância para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Os participantes, sendo eles pagantes ou não, são os principais clientes de um programa de treinamento. Sua satisfação determina o grau de envolvimento com os temas abordados e a posterior aplicação, ou não, do que foi visto. Portanto, os itens da avaliação de reação precisam ser considerados indicadores de satisfação dos clientes.
-
4 tipos de Avaliação de Treinamento
Avaliação de reação é o primeiro nível na escala avaliativa. Seu objetivo é identificar a percepção dos participantes em relação ao conteúdo, ao facilitador, à experiência de aprendizagem e sua relevância para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Avaliação de aprendizagem os objetivos podem se relacionar a aquisição de novos conhecimentos, habilidades ou a mudanças na forma como participantes percebem a realidade.
Avaliação de comportamento análise do trabalho do participante através de uma lista de verificação de comportamentos, análise do desempenho a partir de indicadores de produtividade pré-definidos, pesquisas ou questionários envolvendo os próprios participantes
Avaliação de resultados através dele que é possível identificar se o treinamento contribuiu para os resultados do negócio. Para avaliar se o programa influencia ou não nos resultados da empresa, é preciso definir, na etapa de planejamento, com quais indicadores o treinamento poderá contribuir.
-
Modelo de Kirkpatrick:
1 - Reação:
2 - Aprendizado:
3 - Resultado:
4 - Retorno do Investimento (RDI):
-
Avaliação de reação: Afere a satisfação dos participantes quanto à experiência do treinamento (Como o indivíduo reage ao treinamento?).
-
O famoso "teste do sorriso", que medirá a satisfação do colaborador em relação ao treinamento q esse fez.
Teste do sorriso = teste de reação.
Gabarito: D
Curiosidade: pq se chama teste do sorriso? Dizem q é pq o colaborador, ao falar do treinamento, fala sorrindo, com entusiamo. Se ele fizer isso, então é pq gostou da experiência.
-
O professor Donald Kirkpatrick desenvolveu um modelo de avaliação para programas de treinamento que é considerado até hoje como referência: os quatro níveis de avaliação.
Em seu modelo, existem quatro níveis a ser avaliados quando ocorre um programa em educação corporativa: reação, aprendizagem, comportamento e resultados.
A Avaliação de Reação trata-se da percepção do colaborador quanto ao treinamento que participou.
A Avaliação de Aprendizado é um modo de mensurar a retenção do conhecimento adquirido no treinamento.
A Avaliação de Comportamento tem como objetivo definir se houve mudança real na rotina de trabalho dos colaboradores.
A Avaliação de Resultados tenta mensurar os ganhos reais para a instituição que investiu no programa de treinamento.
-
Para mensurar os resultados da eficácia do treinamento, Kirkpatrick classificou a avaliação em 4 (quatro) níveis:
1) REAÇÃO: é a satisfação geral dos participantes em relação ao programa de treinamento como um todo. Chamada de teste do sorriso.
2) APRENDIZADO: é o quanto as pessoas desenvolveram habilidades e internalizaram os novos conhecimentos adquiridos.
3) COMPORTAMENTO: se o que foi aprendido realmente vai ser aplicado na prática do dia-a-dia do trabalho, adotando novas atitudes e aplicando as habilidades aprendidas.
4) RESULTADOS: analisa-se se o treinamento reduziu custos, aumentou o lucro, melhorou a qualidade do trabalho ou acelerou o tempo de produção com aumento da produtividade. Ou seja, analisa a eficácia do treinamento e os efeitos gerados por ele no desempenho da organização.
Perceba que a avaliação do treinamento que mede o grau de satisfação geral do treinando com a ação de aprendizagem é a avaliação de reação, portanto a alternativa D.
Gabarito: D
-
-
avaliação de reação: é o primeiro nível na escala avaliativa. Seu objetivo é identificar a percepção dos participantes em relação ao conteúdo, ao facilitador, à experiência de aprendizagem e sua relevância para o desenvolvimento pessoal e profissional. Sua satisfação determina o grau de envolvimento com os temas abordados e a posterior aplicação, ou não, do que foi visto. Portanto, os itens da avaliação de reação precisam ser considerados indicadores de satisfação dos clientes;
-
Questão formulada sobre o modelo de Kirkpatrick de avaliação de resultados de treinamento. Segundo esse modelo, podemos avaliar os resultados a partir de cinco níveis: reação, aprendizado, impacto no desempenho, impacto nos resultados da organização e Retorno sobre o Investimento – ROI.
A avaliação que mede a satisfação dos participantes quanto à experiência do treinamento é a de reação – também conhecido como o “teste do sorriso” ou reação do aprendiz (Alternativa D).
Alternativa A: Errado. Este nível de análise avalia se o participante adquiriu novas habilidades e conhecimentos e se mudou suas atitudes e comportamentos em função do treinamento.
Alternativa B: Errado. De acordo com os níveis propostos por Kirkpatrick, não há uma avaliação chamada “perceptiva” e sim de reação.
Alternativa C: Errado. A alternativa pode estar se referindo ao impacto no desempenho, avalia o impacto no trabalho pelas novas habilidades de aprendizagem e adoção de novas atitudes que mudam o comportamento. Também pode estar direcionada a medir o impacto nos resultados da organização, com a redução de custos operacionais, aumento da lucratividade, etc.
Alternativa D: Certo.
Alternativa E: Errado. Não há uma avaliação atitudinal, de acordo com os níveis propostos por Kirkpatrick.
Gabarito: D
-
GAB D
De acordo com Kirkpatrick existem 04 níveis de resultados que devem ser considerados na avaliação de treinamento:
- Avaliação de Reação OU Satisfação: Mede a satisfação dos participantes quanto à experiência do treinamento. São avaliados aspectos como: se o instrutor atraiu a atenção do grupo, se o participante gostou dos exercícios, se a sala é confortável e se o participante recomendaria o treinamento a outras pessoas.
- avaliação de Aprendizagem: avalia o treinamento quanto ao nível de aprendizagem. Ou seja, busca-se avaliar se o participante adquiriu novas habilidades e conhecimentos e se mudou suas atitudes e comportamentos em função do treinamento.
- Avaliação de Impacto no comportamento ou no desempenho: avalia o impacto no trabalho, gerado pelas novas habilidades de aprendizagem e pela adoção de novas atitudes que mudam o comportamento.
- Avaliação de Impacto nos resultados da organização: trata-se de medir o impacto do treinamento nos resultados do negócio. O treinamento pode reduzir custos operacionais, aumentar a lucratividade, diminuir a rotatividade ou reduzir o tempo de ciclo quando tem um propósito definido nesse sentido.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)