Point-to-Point Protocol (PPP)
É um protocolo que fornece um método padrão transportando datagramas de multiprotocolo sobre os link de ponto a ponto. O PPP é compreendido de três componentes principais:
- Método para encapsular datagramas de multiprotocolo.
- LCP - Link Control Protocol : Protocolo de controle de link para estabelecer, configurar, MANUTENIR e testar a conexão de link de dados(ENLACE). Letra C
NCP - Protocol network control : Protocolo para estabelecer e configurar protocolos de camada de rede diferentes
Fonte: https://www.cisco.com/c/pt_br/tech/wan/point-to-point-protocol-ppp/index.html
PPP (Point-to-Point Protocol) é um protocolo para transmissão de pacotes através de linhas seriais. O protocolo PPP suporta linhas síncronas e assíncronas. Normalmente ele tem sido utilizado para a transmissão de pacotes IP na Internet.
O Point-to-Point Protocol é projetado para transportar pacotes através de uma conexão entre dois pontos. A conexão entre os pontos deve prover operação full-duplex sendo assumido que os pacotes são entregues em ordem. Estas características são desejadas para que o PPP proporcione uma solução comum para a conexão de uma grande variedade de Hosts, Bridges e Routers.
O PPP é composto basicamente de três partes, sendo que a interação entre elas obedece a um diagrama de fases:
Encapsulamento de datagramas
Link Control Protocol( LCP )
Network Control Protocols( NCPs )
Para ser suficientemente versátil e portável para uma grande variedade de ambientes, o PPP provê um Link Control Protocol.
O Link Control Protocol é usado para automaticamente concordar sobre as opções de formato de encapsulamento, lidar com variações nos limites de tamanho dos pacotes, detectar loops infinitos, detectar erros de configuração, iniciar e terminar a conexão.
Opcionalmente o LCP pode prover facilidades de autenticação de identificação e determinação de quando o link está funcionando apropriadamente ou quando está falhando.
Fonte:http://penta.ufrgs.br/tp951/protocolos/11lcp.html