SóProvas


ID
2623969
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O QoS (Quality of Service) ou Qualidade de Serviços pode ser definida como “algo que um fluxo procura alcançar”. Quatro tipos de características são atribuídas a um fluxo, a saber: atraso, confiabilidade, jitter e largura de banda. Algumas técnicas são utilizadas para melhorar o QoS e em uma dessas técnicas “os pacotes aguardam em um buffer até que o nó (roteador ou comutador) esteja pronto para processá-los”; assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Tanenbaum: 

    "Cada roteador mantém pacotes em buffer em uma fila para cada interface de saída, até que possam ser enviados, e eles são enviados na mesma ordem em que chegaram. Esse algoritmo é conhecido como FIFO (First-In, First-Out), ou, de modo equivalente, FCFS (First-Come, First-Serve).

    (...)

    O escalonamento FIFO é simples de implementar, mas não é adequado para fornecer boa qualidade de serviço, pois, quando existem múltiplos fluxos, um fluxo pode facilmente afetar o desempenho dos outros. Se o primeiro fluxo for agressivo e enviar grandes rajadas de pacotes, eles se alojarão na fila. Pacotes processados na ordem de chegada significam que o transmissor agressivo pode tomar conta da maior parte da capacidade  dos roteadores no encaminhamento interno de pacotes, prejudicando os outros fluxos e reduzindo sua qualidade de serviço. Para aumentar o problema, os pacotes de outros fluxos que não são encaminhados internamente provavelmente sofrerão adiamentos, pois eles devem ficar na fila atrás dos muitos pacotes do transmissor mais agressivo."