SóProvas


ID
2624611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

O Subsistema de Informações de Custos do Setor Público (SICSP) registra, processa e evidencia os custos de bens e serviços e outros objetos de custos, produzidos e oferecidos à sociedade pela entidade pública. Entre os métodos de custeio relacionados ao processo de identificação e associação do custo ao objeto a ser custeado, os principais são: o método direto, o método variável, o método por absorção, o método por atividade e o método pleno. Acerca desses métodos, julgue o próximo item.


Quando todos os custos fixos e variáveis são alocados ao objeto de custo, sem rateios ou apropriações, o método adotado é o do custo direto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    NBC T 16.11 Sistema de Informação de Custos do Setor Público

    > Custeio direto: é o custeio que aloca todos os custos - fixos e variáveis - diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.

    > Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.

    > Custeio por absorção: consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.

    > Custeio pleno: consite na apropriação dos custos de produção e das despesas aos produtos e serviços.

    > Custeio por atividade: considera que todas as atividades desenvolvidas pelas entidades são geradoras de custos e consomem recursos. Procura estabelecer a relação entre atividades e os objetos de custo por meio de direcionadores de custos que determinam quanto de cada atividade é consumida por eles.

     

  • Marquei errado, entendendo que o correto, na assertiva, seria CUSTO POR ABSORÇÃO!

    CUSTO DIRETO OU VARIÁVEL não são sinônimos? Ou estou enganado? zzz

  • hummm

    Acho que a questão trata de tema específico de Contabilidade Pública, e não de Contabilidade de Custos propriamente dito, sem falar que me parece que a questão se expressou mal, quando ela diz "Método Direto", está se referindo ao Método de Apropriação do Custo, que pode ser diretamente apropriado (sem rateios) ou indiretamente apropriado (com rateios).

    Na Contabilidade de Custos o Método de Custeio Variável e Direto são sinônimos.

  • Exatamente! Está de acordo com o conceito de custo direto constante da NBC T 16.11. Vejamos:

    Custeio direto: é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.

    Custo direto: é todo o custo que é identificado ou associado diretamente ao objeto do custo. 

    Item está correto.

    Gabarito: CERTO 

  • Gabarito: Certo

    A questão é clara em especificar "O Subsistema de Informações de Custos do Setor Público (SICSP)", portanto Custeio Direto e Variável não são sinônimos como acontece na contabilidade societária.

  • Custeio direto e variável só são sinônimos na contabilidade societária. No mundo da contabilidade pública, não sei porque diabos, o legislador quis dar tratamento diferenciado. Talvez por desconhecimento mesmo.

  • Questão sobre métodos de custeio, conforme a NBC T 16.11 Sistema de Informação de Custos do Setor Público.

    Em consonância com a contabilidade custos no setor privado, no setor público, aplica-se diferentes métodos de custeio, definido na NBC T 16.11 como método de apropriação de custos, associado ao processo de identificação e associação do custo ao objeto que está sendo custeado. Os métodos de custeio, conforme a norma são: direto; variável; por absorção; por atividade; pleno. Vou detalhar os principais em prova de contabilidade pública:

    Custeio variável que apropria aos produtos ou serviços apenas os custos variáveis e considera os custos fixos como despesas do período.
    Custeio por absorção que consiste na apropriação de todos os custos (fixos e variáveis) de produção aos produtos e serviços.
    Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.

    Atenção! Repare bem na diferença entre o método de custeio por absorção e o custeio direto. No primeiro, apropriamos os custos aos produtos, diretamente ou indiretamente (através de critérios de rateio, como horas-máquina). No segundo alocamos os custos apenas diretamente.

    Feita essa pequena revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:
    Quando todos os custos fixos e variáveis são alocados ao objeto de custo, sem rateios ou apropriações, o método adotado é o do custo direto.

    Atenção! Veja que a contabilidade pública (NBC T 16.11) não trata o custeio direto e o custeio variável como sinônimos. Entretanto, na doutrina da contabilidade de custos esses termos técnicos podem ser equivalentes. Por isso é importante sempre estar atento ao texto e contexto da questão!


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • ATENÇÃO! O termo técnico correto é custeio direto.

    Segundo a NBC T 16.11

    Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.

    CUSTEIO DIRETO - (todos os custos, sem rateio ou apropriação)

    CUSTEIO VARIÁVEL - (apenas custos variáveis)

    CUSTEIO POR ABSORÇÃO - (todos os custos de produção)

    CUSTEIO PLENO - (custo de produção e das despesas)

    CUSTEIO POR ATIVIDADE - (considera que todas geradoras de custos e consumidoras de recursos - possui direcionadores de custos e consumo de cada atividade)

    ————————————————————————————————————————————-

    O custo direto é outra coisa: aquele custo que é identificado diretamente ao objeto do custo.

    Percebam que, na questão abaixo, a banca corrigiu o erro e, considerou o gabarito certo. (MARGEM PARA RECURSO DESTA).

    Q874869

    Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão:  Prova: CESPE - 2018 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Área 1

    O Subsistema de Informações de Custos do Setor Público (SICSP) registra, processa e evidencia os custos de bens e serviços e outros objetos de custos, produzidos e oferecidos à sociedade pela entidade pública. Entre os métodos de custeio relacionados ao processo de identificação e associação do custo ao objeto a ser custeado, os principais são: o método direto, o método variável, o método por absorção, o método por atividade e o método pleno. Acerca desses métodos, julgue o próximo item.

    Ao fazer uso da metodologia de custeio pleno, o ente apropriará aos produtos e serviços que oferta os custos de produção e, também, as despesas.

    Certo