SóProvas


ID
2625109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Texto 1A5AAA


     O contador de determinada empresa considerou, equivocadamente, o valor bruto das vendas de longo prazo, em vez do lucro dessas vendas, na apuração do valor da reserva de lucros a realizar a ser registrado no patrimônio líquido da entidade. Uma auditoria independente nas demonstrações contábeis identificou, além da referida distorção de registro, uma falsificação de notas fiscais de saída, com a respectiva subtração indevida de estoques, o que gerou distorção no valor do ativo. Essas foram as únicas distorções encontradas nas demonstrações contábeis.

Na situação hipotética descrita no texto 1A5AAA, o auditor estará correto se concluir que

Alternativas
Comentários
  • Distorção relevante: é aquela que, individualmente ou em conjunto, influenciam as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis. Pode ser tomada com base em fraude ou erro.

  • A situação hipotética descrita no texto 1A5AAA refere-se a duas distorções, uma em que não ficou clara a intenção, que se refere ao equívoco no valor bruto das vendas de longo prazo, em vez do lucro dessas vendas, na apuração do valor da reserva de lucros a realizar e outra causada por apropriação indébita de ativo (fraude). Logo, são duas distorções que afetam o patrimônio líquido e os estoques, que, a meu ver, causam distorções relevantes nas demonstrações contábeis.

     

    Fonte: https://www.silviosande.com.br/blog/comentarios-da-prova-de-auditoria-do-cage-rs

  • Dificil de afirmar que houve distorção relvante. Não percebi em nenhum momento que a questão deixou isso claro. Pode ter sido 100 reais em relação a um LL de milhões.... que não será relevante.

  • Achei subjetiva a avaliação de ser ou não distorção relevante. No caso em tela, a distribuição de dividendos foi afetada de modo substancial, pois, considerar vendas brutas ao invés do lucro faz muita diferença na hora de distribuir os lucros e de formar reservas de lucros a realizar.

    A questão poderia ter informado que a empresa trabalha com alto índice de vendas parceladas, dessa forma seria inequívoco afirmar que o lucro distribuído e o PL estariam com uma distorção relevante.


    Mas, eu identifiquei apenas uma resposta correta, não houve maiores problemas em responder, mesmo com essa falha do examinador.

  • Conforme a NBCTA 315 (R1), o "objetivo do auditor é identificar e avaliar os riscos de distorção relevante independentemente se causados por fraude ou erro, nos níveis da demonstração contábil e das afirmações, por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade, proporcionando assim uma base para o planejamento e a implementação das respostas aos riscos identificados de distorção relevante."
    Também afirma que, "ao exercer o julgamento quanto a quais riscos são significativos, o auditor deve considerar pelo menos o seguinte:
    (a) se o risco é um risco de fraude;
    (b) se o risco está relacionado com recentes e significativos eventos de natureza econômica, contábil ou de outro tipo, e que, portanto, exijam atenção específica;
    (c) a complexidade das transações;
    (d) se o risco envolve transações significativas com partes relacionadas;
    (e) o grau de subjetividade na mensuração das informações contábeis relacionadas ao risco, especialmente as mensurações que envolvam uma vasta gama de incerteza de mensuração; e
    (f) se o risco envolve transações significativas que estejam fora do curso normal do negócio para a entidade ou que de outra forma pareçam não usual (ver itens A141 a A145)."

    A situação hipotética nos apresenta dois problemas: Erro, no registro equivocado, e Fraude, na falsificação das notas.

    Não há outra conclusão senão que as demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes.

    Gabarito: C.
  • Eu considerei letra C errada justamente por não ter informações que me permita aferir se a distorção é relevante ou não. Apesar de achar bastante provável, achei que esse fato (a falta de informações para aferir sua relevância) seria uma espécie de pegadinha da banca para dizer que a distorção no caso poderia ser não relevante.

    Como o cálculo do contador considerou o valor BRUTO das vendas na apuração da Reserva de Lucros a Realizar, então esta ficou superavaliada. E, a meu ver (posso estar errado aqui), isso geraria uma distribuição indevida de parte do lucro obtido.

    Dai eu ter marcado a letra A como gabarito (e errado de acordo com o gabarito oficial da banca).

  • Letra c.

    A situação hipotética descrita no texto 1A5AAA refere-se a duas distorções, uma que se refere ao equívoco no valor bruto das vendas de longo prazo, em vez do lucro dessas vendas, na apuração do valor da reserva de lucros a realizar e outra causada por apropriação indébita de ativo (fraude). Logo, são duas distorções que afetam o patrimônio líquido e os estoques, que causam distorções relevantes nas demonstrações contábeis.

  • Distorção relevante: é aquela que, [individualmente ou em conjunto], influenciam as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações contábeis. Pode ser tomada com base em {fraude ou erro}.

    A situação hipotética descrita no texto 1A5AAA refere-se a duas distorções, uma que se refere ao equívoco no valor bruto das vendas de longo prazo, em vez do lucro dessas vendas, na apuração do valor da reserva de lucros a realizar e outra causada por apropriação indébita de ativo (fraude). Logo, são duas distorções que afetam o patrimônio líquido e os estoques, que causam distorções relevantes nas demonstrações contábeis.

    apenas pegando as opiniões e comentários dos colegas. ora, se isso [erro e fraude] não for distorção relevante, não sei mais o que é?

  • Com relação à alternativa "a", de fato, ao destinar, à Reserva de Lucros a Realizar (RLAR), parte dos dividendos propostos, considerando como valor realizado a receita bruta, o limite para a distribuição ficou maior (art. 197, parágrafos, Lei 6404/76). Portanto, foram distribuídos lucros maiores do que aqueles que seriam devidos caso a RLAR fosse elaborada normalmente. No entanto, ela não é de constituição obrigatória. Nesse sentido, não há se falar em distribuição indevida de parte dos lucros, pois a formação da referida reserva é opcional.

    Esse foi o meu entendimento para afirmar que a alternativa "a" está incorreta.

  • Letra (c)

    1) O contador de determinada empresa considerou, equivocadamente, o valor bruto das vendas de longo prazo, em vez do lucro dessas vendas, na apuração do valor da reserva de lucros a realizar a ser registrado no patrimônio líquido da entidade.

     

    Reposta: Erro.

     

    2) Uma falsificação de notas fiscais de saída, com a respectiva subtração indevida de estoques, o que gerou distorção no valor do ativo.

     

    Reposta: Fraude.

     

    Como essas duas distorções afetam tanto o patrimônio líquido quanto os estoques devido ao erro e à fraude detectados pelo auditor, então as demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes.

     

  • Foi por eliminação, mas é muito forçado dizer que é distorção relevante sem mais informações