SóProvas


ID
2625190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos indicadores de uma empresa adquirente, a compra à vista de estoques junto a fornecedores

Alternativas
Comentários
  • Índice de Liquidez Corrente (ILC) = AC / PC

    Índice de Liquidez Seca (ILS) = AC - Estoques / PC

    Índice de Liquidez Imediata (ILI) = Disponibilidades / PC

    Índice de Liquidez Geral (ILG) = AC + ANC / PC + PNC

    Compra à vista: D - Estoque      C - Bancos      --> FATO PERMUTATIVO no Ativo = não altera o saldo total do Ativo Circulante

    Dessa forna, não altera o ILC e o ILG.

    Mas, devido à redução no saldo em Bancos (Disponibilidades - AC) e aumento de Estoques, o ILI e o ILS reduzirão.

  • Os índices de liquidez, de maneira geral, são índices do tipo QUANTO MAIOR, MELHOR. 

    O principal aspecto revelado pelos índices de liquidez é a situação financeira.

    Na situação trazida pelo enunciado, ou seja, a compra à vista de estoques junto a fornecedores, ocorre REDUÇÃO nos índices de liquidez seca e imediata, pois no cálculo dos mesmos é subtraído os estoques. Já os índices de liquidez corrente e de liquidez geral permanecem nos patamares anteriores à ocorrência da transação.

    Gabarito: B.

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: B

  • A liquidez representa a facilidade que um ativo tem em ser convertido em dinheiro e, dentro de uma empresa, ela está ligada à solvência.

     

    Índice de liquidez corrente

    Também chamado de índice de liquidez comum, o índice de liquidez corrente mede a capacidade de pagamento de uma empresa no curto prazo. Ele é um dos indicadores mais conhecidos para se analisar a capacidade de pagamento de uma companhia.

    É calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa pelo passivo circulante 

     

    Índice de liquidez seca

    O índice de liquidez seca é similar ao índice de liquidez corrente. A única diferença é que ele exclui os estoques do ativo circulante da empresa, já que esses direitos são menos realizáveis no curto prazo.

    A liquidez seca considera, portanto, os valores de que a empresa dispõe para pagar suas contas no curto prazo ainda que não consiga vender nada do que tem estocado.

    Fómula: (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante

     

    Índice de liquidez imediata

    É o mais conservador dos índices de liquidez. Esse indicador considera apenas a conta do balanço patrimonial da empresa que representa os valores já disponíveis, ou seja, o dinheiro em caixa, os saldos bancários e as aplicações financeiras de curto prazo. Além dos estoques, são excluídos, portanto, também direitos como os decorrentes das vendas a prazo.

    Um índice de liquidez imediata alto não necessariamente significa que a empresa tem um bom controle de suas contas. Ter muito dinheiro em caixa pode ser prejudicial, por exemplo, no caso de uma inflação alta.

    Fómula: Disponível / Passivo Circulante

     

    Índice de liquidez geral

    Busca dar uma visão da solvência de uma empresa no longo prazo. Por esse motivo, além dos itens considerados na liquidez corrente, o índice de liquidez geral adiciona os direitos e as obrigações da empresa para um prazo mais alargado, ou seja, seu Realizável a Longo Prazo e seu Exigível a Longo Prazo. Essas duas contas também podem ser obtidas no balanço patrimonial.

    Sozinho, o índice de liquidez geral não possui tanta utilidade quanto os anteriores. Isso porque a empresa pode, por exemplo, ter feito um financiamento longo para investir em sua modernização, e os recursos para quitar essa dívida chegarão paulatinamente ao longo dos anos, não sendo necessários agora.

    No entanto, a análise de uma série histórica da liquidez geral poderá demonstrar se a companhia está ganhando ou perdendo capacidade de pagamento.

    Fómula: (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

     

    https://www.dicionariofinanceiro.com/indices-de-liquidez/