SóProvas


ID
2625208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A departamentalização auxilia na alocação racional de custos aos produtos, mas exige que seus diversos componentes estejam adequadamente conceituados e mensurados. Para a contabilidade de custos, um desses componentes é a unidade mínima de acumulação de custos indiretos, conceito que define

Alternativas
Comentários
  • Um centro de custos é uma unidade dentro de uma empresa que pode representar, por exemplo, um projeto ou departamento da empresa. Os centros de custos podem ser considerados maneiras eficientes de agrupar receitas e despesas, propiciando um melhor conhecimento e análise das partes do negócio.

  • GABARITO LETRA B

    O centro de custos é a menor unidade acumuladora de custos indiretos. Um departamento pode ser subdividido em um ou mais centro de custos. A departamentalização é a divisão da empresa em áreas distintas, de acordo com as atividades desenvolvidas em cada uma dessas áreas. Dependendo da nomenclatura utilizada nas empresas, essas áreas poderão ser chamadas de departamentos, setores, centros, ilhas, seção, outras. Departamento é uma unidade operacional representada por um conjunto de recursos humanos e de capital, de características semelhantes, desenvolvendo  atividades homogêneas dentro da mesma área. 

    Numa indústria, por exemplo, existem departamentos produtivos (como montagem) e auxiliares (como manutenção).

    Como exemplos de departamentos de produção:  

    - Fundição

    - Controle de Qualidade

    - Pintura

     

    FONTE http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/centro-de-custos.htm

  • De acordo com Crepaldi (2018) " O centro de custos é, portanto, uma unidade mínima de acumulação de custos, embora não seja necessariamente uma unidade administrativa, isso só ocorrendo quando ele coincide com o próprio departamento. É a menor fração de atividade ou área de responsabilidade para a qual é realizada a acumulação de custos"

  • A contabilidade de custos utiliza-se da departamentalização para que possa ocorrer uma correta alocação dos custos indiretos de fabricação aos produtos.
    Cada custo é agregado primeiramente ao departamento e então para o produto, diminuindo assim a margem de erro da lucratividade de cada produto. Cada departamento pode ser dividido em um ou mais centro de custos.
    Centro de custos é a unidade mínima de acumulação de custos, embora não seja necessariamente uma unidade administrativa.
    Importante ressaltar que o centro de custo pode coincidir com o departamento, ou não. 
    As alternativas A e E poderiam induzir o candidato ao erro, devido ao uso do termo "departamento".

    Gabarito: B
  • Gabarito: Letra B.

    Comentário:

    De acordo com Eliseu Martins, departamento é a unidade mínima administrativa para a Contabilidade de Custos, representada por pessoas e/ou máquinas (na maioria dos casos), em que se desenvolvem atividades homogêneas.

    Diz-se unidade mínima administrativa porque sempre há um responsável para cada departamento, ou pelo menos deveria haver.

    Na maioria das vezes, um departamento é um centro de custos, ou seja, nele são acumulados os custos indiretos para posterior alocação aos produtos (departamentos de produção) ou a outros departamentos (departamentos de serviços).

    Em outras situações, podem existir diversos centros de custos dentro de um mesmo departamento.

    Centro de custos é a unidade mínima de acumulação de custos indiretos. Mas não é necessariamente uma unidade administrativa, só ocorrendo quando coincide com o próprio departamento.

  • Centro de custos: unidade mínima de acumulação de custos indiretos.

    Departamento: unidade mínima administrativa.

    GABARITO: B