SóProvas


ID
2626372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue o item seguinte.

Entre os domínios cognitivos, a categoria conhecimento é considerada a mais simples, pelo fato de estar relacionada com o conteúdo instrucional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    "Bloom (1977 apud BITTENCOURT; GIRAFFA, 2003, p. 18) categorizou os objetivos educacionais em três domínios: cognitivo (memória, desenvolvimento de capacidades intelectuais); afetivo (afetividade, mudança de interesse, atitude e valores) e psicomotor (habilidades manipulativas ou motoras). Conforme Ferraz e Belhot (2010), embora tendo sido discutidos de forma ampliada, o domínio cognitivo tornou-se o mais conhecido nos meios acadêmicos, no qual educadores costumam apoiar seus planejamentos educacionais, objetivos, estratégias e sistemas de avaliação. Segundo Bolzan (2003), a taxonomia de Bloom considera que, em um ambiente presencial, o domínio cognitivo apresenta como princípio integrador a complexidade ou hierarquização dos objetivos, estando em ordem crescente de complexidade e abstração. Isso indica as mudanças esperadas do aluno no plano mental ou da cognição. De acordo com a mesma autora, o sistema de classificação de objetivos educacionais de Bloom inclui os objetivos no domínio cognitivo em seis níveis, apresentados de forma sequencial, a partir de uma categoria mais simples (conhecimento), ao mais complexo(avaliação); cada nível utilizando as capacidades adquiridas nos níveis anteriores (BOLZAN, 2003, p. 123). Para exemplificar, Bittencourt e Giraffa (2003, p. 18-19) elencam a definição da Taxonomia de Bloom, no domínio cognitivo: a) conhecimento: nível mais elementar, caracterizando-se pela evocação de ideias, materiais ou fenômenos, através do reconhecimento e da memória; b) compreensão: ligado à capacidade de entendimento e comunicação do conteúdo que lhe é transmitido, ou de fazer uso dos materiais e ideias nele contidos; c) aplicação: diante de um problema novo, o aluno é capaz de aplicar abstrações apropriadas sem a interferência de ninguém, oriundas da compreensão de determinados problemas; d) análise: divisão de um material em suas partes constitutivas, a percepção de suas interrelações e os modos de organização; e) síntese: a união de elementos e partes, de modo a formar um todo. Em geral, implica em reorganizar partes examinadas em experiências anteriores com novos materiais; f) avaliação: julgamento do valor de ideias, trabalhos, soluções, métodos, materiais, entre outros."

    Fonte: http://educonse.com.br/2012/eixo_08/PDF/8.pdf

  • CERTO

    Como o campo cognitivo é o mais comumente usado, de acordo com a taxonomia dos objetivos educacionais de Bloom, há seis níveis de domínio:

    1 - Compreensão: imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola.

    2 - Aplicação: utiliza o aprendizado em novas situações.

    3 - Análise: de elementos, de relações e de princípios de organização.

    4 - Síntese: estabelece padrões.

    5 - Avaliação: julga com base em evidência interna ou em critérios externos

    fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia_dos_objetivos_educacionais

              https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/a-taxonomia-e-os-objetivos-educacionais.htm

  • Cognitivo: relacionado ao aprender, dominar um conhecimento. Envolve a aquisição de um novo conhecimento, do desenvolvimento intelectual, de habilidade e de atitudes. Inclui reconhecimento de fatos específicos, procedimentos padrões e conceitos que estimulam o desenvolvimento intelectual constantemente. Nesse domínio, os objetivos foram agrupados em seis categorias e são apresentados numa hierarquia de complexidade e dependência (categorias), do mais simples ao mais complexo. Para ascender a uma nova categoria, é preciso ter obtido um desempenho adequado na anterior, pois cada uma utiliza capacidades adquiridas nos níveis anteriores. As categorias desse domínio são: Conhecimento; Compreensão; Aplicação; Análise; Síntese; e Avaliação.

     

    Conhecimento Definição: Habilidade de lembrar informações e conteúdos previamente abordados como fatos, datas, palavras, teorias, métodos, classificações, lugares, regras, critérios, procedimentos etc. A habilidade pode envolver lembrar uma significativa quantidade de informação ou fatos específicos. O objetivo principal desta categoria nível é trazer à consciência esses conhecimentos.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf

     

  • O domínio cognitivo engloba o desenvolvimento intelectual, a aquisição de conhecimento e a capacidade de reconhecer informações, padrões e fatos. Está segmentado em seis níveis de compreensão, que vão do mais simples ao mais complexo.

    Os seis níveis, ou categorias, são:

     (+ SIMPLES) Conhecimento – o aluno deve ser capaz de memorizar ideias e conceitos, podendo reproduzi-los, ainda que em um contexto diferente do original.

    Compreensão – o aluno deve ser capaz de interpretar a informação recebida, associando-a a seu conhecimento prévio do assunto.

    Aplicação – o aluno deve empregar seus conhecimentos na resolução de um problema.

    Análise – o aluno deve ser capaz de analisar, comparar e classificar informações e hipóteses em busca de uma solução para um problema dado.

    Síntese – o aluno deve ser capaz de sintetizar e combinar conhecimentos para chegar a uma resolução.

    (+ COMPLEXO) Avaliação – o aluno deve ser capaz de avaliar e criticar informações com base em critérios pré-estabelecidos.

  • domínio cognitivo engloba o desenvolvimento intelectual, a aquisição de conhecimento e a capacidade de reconhecer informações, padrões e fatos. Está segmentado em seis níveis de compreensão, que vão do mais simples ao mais complexo em uma relação hierarquizada:

    1 - Compreensão: imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola. + simples

    2 - Aplicação: utiliza o aprendizado em novas situações.

    3 - Análise: de elementos, de relações e de princípios de organização.

    4 - Síntese: estabelece padrões.

    5 - Avaliação: julga com base em evidência interna ou em critérios externos + complexo

  • Aprende-se mais com os comentários dos colegas, que com determinados professores.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre os níveis ou categorias de habilidades cognitivas.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:


    Primeiramente precisamos conhecer os seguintes níveis ou categorias de habilidades cognitivas: 1) conhecimento; 2) compreensão; 3) aplicação; 4) análise; 5) síntese; e 6) avaliação.


    A categoria “conhecimento" envolve a evocação de informações, vale dizer, está diretamente relacionada ao conteúdo a ser aplicado. Considerando que as categorias de habilidades cognitivas são organizadas por ordem crescente de complexidade, o “conhecimento" pode ser considerado o mais simples entre os níveis.


    Portanto, é correto afirmar que entre os domínios/níveis cognitivos, a categoria conhecimento é considerada a mais simples, pelo fato de estar relacionada com o conteúdo instrucional.

     


    GABARITO DO PROFESSOR: QUESTÃO “CERTA".