SóProvas


ID
2626510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

    A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.


Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue o próximo item, relativo à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.

A prática da EaD tem sido concretamente uma prática educativa, ou seja, de interação pedagógica, cujos objetivos, conteúdos e resultados se identificam com aqueles que constituem, nos diversos tempos e espaços, a educação como projeto e processo humanos, histórica e politicamente definidos na cultura das diferentes sociedades.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre educação a distância e tecnologias da educação

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:


    É fato que a educação a distância tem se desenvolvido como prática educativa. Ela se utiliza de métodos, objetivos e conteúdos que se alinham com as diferentes necessidades identificadas na sociedade contemporânea. Sobre esse aspecto, a questão em tela cobrou o pensamento da professora Terezinha Saraiva. Vejamos:


    A prática da educação a distância (EAD) tem sido concretamente uma prática educativa, isto é, de interação pedagógica, cujos objetivos, conteúdos e resultados obtidos se identificam com aqueles que constituem, nos diversos tempos e espaços, a educação como projeto e processo humanos, histórica e politicamente definidos na cultura das diferentes sociedades.


    Com base na literalidade do texto supracitado, podemos constatar que a questão está correta.

     

    REFERÊNCIA

    SARAIVA, Terezinha. Educação a Distância no Brasil: lições da história. Em Aberto, ano 16, n. 70, abr./jun. 1996.

     


    GABARITO DO PROFESSOR: QUESTÃO “CERTA".