SóProvas


ID
2626681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de padrões IEEE 802.11, julgue o item a seguir.


O protocolo IEEE 802.11 WEP foi criado para fornecer autenticação e criptografia de dados entre um hospedeiro e um ponto de acesso sem fio por meio de uma técnica de chave compartilhada simétrica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CORRETO.

     

    De fato o WEP (Wired Equivalent Privacy/Privacidade Equivalente a Cabeada) utiliza de algoritmos simétricos para realizar a autenticação e criptografia de dados, especialmente o RC4.

     

    Algoritmos criptográficos Siméticos: Uma mesma chave para encriptar e decriptar determinada informação. Exemplos -  DES, 3DES, AES e RC4.

  • Gabarito Certo

    O WEP existe desde o padrão 802.11 original e consiste em um mecanismo de autenticação que funciona, basicamente, de forma aberta ou restrita por uso de chaves. Na forma aberta, a rede aceita qualquer dispositivo que solicita conexão, portanto, há apenas um processo de autorização. Na forma restrita, é necessário que cada dispositivo solicitante forneça uma chave (combinação de caracteres, como uma senha) pré-estabelecida. Esta mesma chave é utilizada para cifrar os dados trafegados pela rede. O WEP pode trabalhar com chaves de 64 bits e de 128 bits. Naturalmente, esta última é mais segura. Há alguns equipamentos que permitem chaves de 256 bits, mas isso se deve a alterações implementadas por algum fabricantes, portanto, o seu uso pode gerar incompatibilidade com dispositivos de outras marcas.

    A utilização do WEP, no entanto, não é recomendada por causa de suas potenciais falhas de segurança (embora seja melhor utilizá-lo do que deixar a rede sem proteção alguma). Acontece que o WEP faz uso de vetores de inicialização que, com a aplicação de algumas técnicas, fazem com que a chave seja facilmente quebrada. Uma rede utilizando WEP de 64 bits, por exemplo, tem 24 bits como vetor de inicialização. Os 40 bits restantes formam uma chave muito fácil de ser vencida. Mesmo com o uso de uma combinação de 128 bits, é relativamente fácil quebrar todo o esquema de segurança.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • WEP: algoritmo simétrico RC4.

     

    Gabarito: C

  • WEP → RC4 (cifra de fluxo simétrica)

    WPA → RC4 + TKIP

    WPA2 → AES (cifra de bloco simétrica)


    Quando se fala em algoritmo simétrico, há chave compartilhada. Logo item certo.

  • GABARITO : CERTO

    Fonte : Redes de Computadores e a Internet - 6º ed. - Kurose , pág. 534 :

    " O protocolo IEEE 802.11 WEP foi criado em 2009 para fornecer autenticação e criptografia de dados entre um hospedeiro e um ponto de acesso sem fio ( ou seja, a estação base) usando uma técnica de chave compartilhada simétrica. "

  • WEP, WPA2 e WPA são simétricos. O que muda é que o WPA2 é em bloco (AES) e o WEP e o WPA são em fluxo (RC4).

  • Simetria

    • WEP → RC4 (obsoleto)
    • WPA → RC4 + TKIP
    • WPA2 → AES + TKIP

  • 1.WPE 

    FRÁGIL

    CRIPTOGRAFIA → RC4 (FLUXO SIMÉTRICO)

    2.WPA

    Nível MINIMO de segurança RECOMENDADO

    CRIPTOGRAFIA → RC4 (FLUXO SIMÉTRICO)

    3.WPA2

    SIMILAR ao WPA

    MAIS FORTE e RECOMENDADO

    CRIPTOGRAFIA → AES (BLOCO SIMÉTRICO)

    3.1.VERSÕES WPA2

    PERSONAL → SENHA, uso DOMÉSTICO

    ENTERPRISE → SERVIDOR, uso em ORGANIZAÇÕES

  • Gabarito: certo

    Mecanismos de segurança: WEP (RC4) < WPA (RC4) < WPA2 ( AES- modo de criptografia) = todos trabalham com a tecnologia de SIMETRIA.