Gabarito Errado
Nginx [engine x] é um servidor proxy HTTP e reverso, bem como um servidor de proxy de email, escrito por Igor Sysoev desde 2005.
O Nginx é um servidor web rápido, leve, e com inúmeras possibilidades de configuração para melhor performance.
Tecnicamente, o Nginx consome menos memória que o Apache, pois lida com requisições Web através do conceito de “event-based web server”; já o Apache é baseado no conceito “process-based server”. Eles não são necessariamente “concorrentes”, Apache e Nginx podem trabalhar juntos. É possível diminuir o consumo de memória do Apache fazendo com que as requisições Web passem primeiro pelo Nginx. Desse modo, o Apache não precisa servir arquivos estáticos, e pode depender do bom controle de cache feito pelo Nginx.
As fontes e documentação são distribuídos sob cláusula 2 licença BSD-like.
O Wikipedia utiliza Nginx como um servidor de terminação SSL, o qual é responsável por receber requisições TSL, decriptografá-las e repassá-las para outros servidores numa rede, diminuído assim a carga sobre outros servidores.
Desde a versão 5.2, o sistema operacional OpenBSD utiliza o Nginx como parte do sistema base, provendo uma alternativa ao fork do Apache 1.3 que o sistema utilizava, o qual o Nginx tinha como finalidade substituir, mas que acabou sendo subtituido por uma implementação própria de httpd.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
A superioridade do NGINX em lidar com conexões simultâneas, tempo de resposta e uso de recursos é óbvia quando ele é comparado com o Apache ou o Lighttpd. Ao optar por esse software, seu ambiente ficará 4x mais rápido.
Assim sendo, atualmente o NGINX é identificado como um dos servidores web mais eficientes e leves do mercado. Ele suporta mais tráfego simultaneamente e também conta com uso mínimo de memória.
https://www.eveo.com.br/blog/nginx/