SóProvas


ID
2626810
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de sistemas de aplicação web, julgue o item a seguir.


Replicação é o processo de criação de uma cópia exata (réplica) do dado, a qual será usada para restaurar as operações, caso haja perda de dados. Em servidores de aplicação, a replicação local não necessariamente ocorre no mesmo datacenter ou array.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Um repositório mirror (espelho) e rsync (reversamente incremental) é similar ao global e incremental, mas difere na medida em que oferece uma cópia que reflete o estado dos dados da última cópia de segurança e a história reversa das cópias incrementais. Um benefício é requerer somente uma cópia completa. Cada cópia incremental é imediatamente aplicada à cópia espelho e os arquivos que ela modifica são movidos para a cópia reversamente incremental. Esse modelo não é adequado para dispositivos de armazenamento removíveis pois cada cópia de segurança deve ser feita comparando-se com a cópia espelho.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Replicação é o processo de criação de uma cópia exata (réplica) do dado. Essas réplicas são usadas para restaurar as operações, caso haja perda de dados. Ela é diferente do backup pelo fato de que é imediatamente disponível às aplicações, o que não acontece com o backup, afinal o backup precisa ser restaurado pelo software de backup para se tornar acessível a elas. A replicação pode ocorrer de duas formas: local ou remota.

     

    Replicação Local

    Replicação local necessariamente ocorre no mesmo data center ou array. No contexto de máquinas virtuais, a replicação local pode ser realizada no nível do storage, usando array-based local replication, ou no hypervisor. No primeiro caso, a LUN em que cada máquina virtual se encontra é replicada para outra LUN no mesmo array. Já no segundo caso, hypervisor, existem dois modos de realizar a replicação, através de snapshot ou clone.

     

    Replicação Remota

    Replicação remota é o processo de criação de réplicas dos ativos de informação em sites remotos (locais diferentes).  Esse tipo de replicação ajuda a reduzir os riscos associados a interrupções regionais causadas por desastres naturais ou falhas humanas. Durante a interrupção, toda a operação do data center desligado pode ser transferida para o site remoto, garantindo a continuidade do negócio. Além disso, a replicação remota também pode ser usada em outras operações como testes, backup, etc.

     

    Fonte: http://www.aliancatecnologia.com/conteudo/2015/05/quatro-estrategias-de-protecao-para-ambiente-virtual/