SóProvas


ID
2626903
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conhecer os tipos de lesões traumáticas é importante para a conduta adequada do socorrista. Existe um tipo de lesão, na qual as extremidades ósseas que formam uma articulação ficam deslocadas, permanecendo desalinhadas e sem contato entre si, estando o osso desencaixado da articulação.


Esse tipo de lesão é uma

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    Abrasão → Esfoladura, arranhão.


    Contusão

    É uma área afetada por uma pancada ou queda sem ferimento externo. Pode apresentar sinais semelhantes aos da fratura fechada. Se o local estiver arroxeado, é sinal de que houve hemorragia sob a pele (hematoma).

     

    Entorse

    É a torção de uma articulação, com lesão dos ligamentos (estrutura que sustenta as articulações). Os cuidados são semelhantes aos da fratura fechada.

     

    Fraturas

    É a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento.

     

    Luxação

    É o deslocamento de um ou mais ossos para fora da sua posição normal na articulação. Os primeiros socorros são também semelhantes aos da fratura fechada. Lembre-se de que não se deve fazer massagens na região, nem tentar recolocar o osso no lugar.

  • DEUS ABENÇÕE! MANO, PELO BRILHANTE COMENTÁRIO.

  • - Abrasão ou escoriação são aquelas feridas com perda apenas da camada mais superficial da pele (epiderme) provocada habitualmente por fricção.

     - Contusão muscular é considerada uma lesão traumática aguda, sem corte, decorrente de trauma direto aos tecidos moles, e que provoca dor e edema. 

    - Entorse - Lesão em que há uma distensão dos ligamentos, mas não há deslocamento completo dos ossos da articulação.

    - Fratura - Lesão em que há a não solução de continuidade de um osso. Apresenta aparência geralmente alterada devido ao grau de deformação que pode impor à região afetada. 

    - Luxação - Lesão em que a extremidade de um dos ossos que compõem uma articulação é deslocada de seu lugar, permanecendo desalinhadas e sem contato entre si, estando o osso desencaixado da articulação. O dano a tecidos moles pode ser muito grave, afetando vasos sanguíneos, nervos e cápsula articular.

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

    Browner, Jupiter, Levine e Trafton. Traumatismos do sistema musculoesquelético, 2ª ed. São Paulo, 2000.

    Dandy DJ; Edwards DJ. Fundamentos em Ortopedia e Traumatologia - Uma Abordagem Prática. Elsevier, 2011.