Complementando....
Vejamos algumas posições e sua finalidade:
Decúbito Dorsal
Usado para exames frontais do abdômen, cabeça e membros. É a posição de repouso mais conhecido.
Decúbito Ventral ou Prona
Usado para exames da coluna vertebral e região cervical, e também para a melhora da oxigenação, diminuindo a atelectasia e permitindo a distribuição mais equilibrada da pressão positiva diminuindo a injúria pulmonar.
Decúbito Lateral
Usado para exames da coluna, dorso. Posição indicada para casos de convulsão com risco de bronco aspiração.
Posição Litotômica
Esta é uma posição muito usada na ginecologia, pois neste posicionamento facilita a visualização dos órgãos reprodutores femininos com facilidade, pode ser usada para coleta de esfregaços para o popular preventivo. Alguns obstetras usam esta posição para o parto, embora eu creio que seja bastante desconfortável para a mulher. Alguns autores chamam esta posição de ginecológica.
Posição Fowler
Utilizada em pacientes que tenham dificuldades respiratórias, no momento da alimentação, em pós-operatório nasal, descanso e tireoidectomia. (Decúbito à 40-90°).
Decúbito Trendelenburg
É uma variação da posição de decúbito dorsal, onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Posição utilizada para cirurgias de órgãos pélvicos, estados de choque, tromboflebites e laparotomia de abdome inferior.
Decúbito Proclive ou Trendelenburg Invertida
É usada para tratar embolismo aéreo venoso, melhorar a circulação da região cerebral, atingir um nível efetivo de anestesia epidural ou espinhal, prevenir bronco aspiração de vômitos e ingurgitar vasos do cérvix para colocação de cateteres venosos centrais. A posição é também usada para cirurgias de cabeça, pescoço e procedimentos ginecológicos, pois reduz o fluxo sanguíneo nestas áreas.
Ela também facilita a respiração em pacientes com sobrepeso e obesos. Colocar um paciente com sobrepeso nessa posição alivia a pressão na cabeça devido ao peso excessivo do abdome em cirurgias oftalmológicas.
Posição Sims
A posição de sims é uma variante da posição lateral, diferindo em relação à distribuição do peso do paciente que é colocado no ílio anterior, úmero e clavícula. Usada para realizar exames retais, lavagem intestinal, exames vaginais e aplicação de supositórios.
Posição Genupeitoral
A posição genupeitoral ou genito – peitoral é o decúbito no qual o peito e os joelhos ficam apoiados no leito. É caracterizada por se verificar apoio simultâneo do peito e dos joelhos no mesmo plano horizontal, ficando o eixo do tronco inclinado de trás para a frente e de cima para baixo. A cabeça deve estar lateralizada, apoiada sobre os braços. Nesta posição podem ser realizados exames de reto, cólon, sigmoidoscopia entre outros.
https://experienciasdeumtecnicodeenfermagem.com/posicoes-para-exames-2/
Posição de Fowler - A cabeceira do leito fica elevada a um ângulo de 45º (semi-Fowler) a 60º (Fow...
Autor: Anita Salvadori Randi , Enfermeira Judiciária - TJSP, Mestre em Enfermagem - UNICAMP
Posição de Fowler - A cabeceira do leito fica elevada a um ângulo de 45º (semi-Fowler) a 60º (Fowler) e os joelhos do paciente devem estar ligeiramente elevados, sem apresentar pressão que possa limitar a circulação das pernas. Indicações: Exames de cabeça, olhos, nariz, ouvidos, garganta, pescoço e tórax; pacientes cardiopatas.
Posição Ortostática – É a posição em pé. Usada em alguns exames ortopédicos e neurológicos.
Posição de Trendelemburg – Paciente é colocado em decúbito dorsal, a cabeça e o tronco do paciente ficam em níveis mais baixos que os membros inferiores. Indicações: tratamento de choque, hemorragia após a cirurgia, raquianestesia.
Posição Lateral de segurança – Normalmente utilizada em primeiros socorros nas pessoas inconscientes que mantenham a ventilação. Esta posição previne a obstrução das vias aéreas superiores, permitindo uma melhor ventilação. Indicada para prevenir (re)obstrução de vias aéreas ou aspiração de vômitos e secreção.
Posição de Litotomia ou ginecológica – é indicada para exames urinários, endoscópicos, cirurgias ginecológicas por via baixa e anurretais. Essa posição é derivada do decúbito dorsal, na qual se elevam os MMII, que podem ficar elevados em perneiras.
Gabarito do Professor: Letra D
Bibliografia
Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.