SóProvas


ID
2626987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito das características e do emprego do cimento como material de construção, julgue o item a seguir.


O cimento Portland de alta resistência inicial é indicado quando há necessidade de remoção rápida das fôrmas.

Alternativas
Comentários
  • -Cimento Portland de Alto-Forno (CP III) (NBR 5735):é particularmente vantajoso em obras de concreto-massa, obras em ambientes agressivos, obras submersas, tubos e canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos e efluentes

    -Cimento Portland Pozolânico (CP IV) (NBR 5736):É especialmente indicado em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos.

     

    -Cimento Portland de Alta resistência inicial (CP V-ARI) ( NBR 5733):É recomendada em todas as aplicações que necessitem de resistência inicial elevada e desforma rápida

  • RESUMO SOBRE OS CIMENTOS:

     

    Cimento Portland Comum

     

    Escória, pozolana ou fíler (até 5%)

    CP I-S 32

    CP I-S 40

    5732

     

    Cimento Portland Composto

    Escória (6-34%)

    CP II-E 32

    CP II-E 40

    11578

     

    Pozolana (6-14%)

    CP II-Z 32

    Fíler (6-10%)

    CP II-F 32

    CP II-F 40

    Cimento Portland de Alto-Forno

    Escória (35-70%)

    CP III 32

    CP III 40

    5735

     

    Cimento Portland Pozolânico

    Pozolana (15-50%)

    CP IV 32

    5736

    Cimento Portland de Alta Resistência Inicial

    Materiais carbonáticos (até 5%)

    CP V-ARI

    5733

    Cimento Portland Resistente aos Sulfatos

    Estes cimentos são designados pela sigla RS. Ex.: CP III-40 RS, CP V-ARI RS

     

     

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

  • A remoção rápida das fôrmas é um dos casos nos quais é necessária a obtenção de resistência inicial elevada.

  • Gabarito: Certo

    Cimento CP-I (NBR 5.732) ou Cimento Portland Comum: recebe este nome porque não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o gesso, que tem a função de retardar o início de pega do cimento para possibilitar mais tempo na aplicação. Tem alto custo e menos resistência. Sua produção é direcionada para a indústria.

    Cimento CP-II (NBR 11.578) ou Cimento Portland Composto: assim conhecido porque tem a adição de outros materiais na sua mistura, que conferem a este cimento um menor calor de hidratação, ou seja, ele libera menos calor quando entra em contato com a água. O CP-II é apresentado em três opções:

    CP-II E – cimento portland com adição de escória de alto-forno;

    CP-II Z – cimento portland com adição de material pozolânico; e

    CP-II F – cimento portland com adição de material carbonático – fíler.
    Cimento CP-III (NBR 5.735) ou Cimento Portland de Alto-forno: tem em sua composição de 35% a 70% de escória de alto-forno. Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos. É menos poroso e mais durável.
    Cimento CP-IV (NBR 5.736) ou Cimento Portland Pozolânico: tem em sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos. Possui baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. É pouco poroso, sendo resistente à ação da água do mar e de esgotos.

    Cimento CP-V ARI (NBR 5.733) ou Cimento Portland de Alta Resistência Inicial: em função do seu processo de fabricação, tem alta reatividade nas primeiras horas de aplicação, fazendo com que atinja resistências elevadas em um curto intervalo de tempo. Ao final dos 28 dias de cura, também atinge resistências maiores que os cimentos convencionais. É muito utilizado em obras industriais que exigem um tempo de desforma menor. É recomendado apenas para a fabricação de concretos.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre materiais da construção civil, especificamente sobre o cimento.


    O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. O concreto trata-se do material estrutural mais empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão.


    O cimento é o principal constituinte do concreto. Ele consiste em um aglomerante hidráulico que, ao entrar em contato com a água, produz uma reação exotérmica (que libera calor), na qual ocorre a cristalização dos produtos hidratados, fazendo com que a mistura endureça e adquira resistência mecânica.


    A ABNT NBR 16697 (2018), intitulada “Cimento Portland – Requisitos", apresenta os requisitos dos cimentos Portland. De acordo com tal Norma, existem diversos tipos de cimento que, por sua vez, variam em função da existência/teor de adições e propriedades especiais.


    Nesse contexto, o cimento Portland de alta resistência inicial, cuja sigla é CP V - ARI, trata-se do cimento caracterizado por alcançar altas resistências iniciais em idades baixas. Para ter tal característica, o CP V - ARI diferencia-se do cimento Portland comum (CP I) pelo fato de possuir uma moagem refinada do cimento e uma dosagem especial de calcário e argila na produção do clínquer.


    Logo, por conta desse cimento proporcionar um ganho rápido de resistência, o mesmo é indicado para situações em que é preciso remover rapidamente as fôrmas. Portanto, a assertiva do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: CERTO.


    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 16697: Cimento Portland - Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.