Queridos, essa questão é bem conceitual, pois sabendo as definições de turbidez e colmatação nós conseguimos resolver o problema.
Pois bem, a turbidez pode ser definida como uma medida do grau de interferência à passagem da luz através do líquido. A alteração à penetração da luz na água decorre na suspensão, sendo expressa por meio de unidades de turbidez (também denominadas unidades de Jackson ou nefelométricas – NTU: Nephelometric Turbidity Unity). A turbidez dos corpos d’água é particularmente alta em regiões com solos erosivos, onde a precipitação pluviométrica pode carrear partículas de argila, silte, areia, fragmentos de rocha e óxidos metálicos do solo.
A turbidez é provocada por partículas em suspensão, sendo, portanto, reduzida por sedimentação. Em lagos e represas, onde a velocidade de escoamento da água é menor, a turbidez pode ser bastante baixa. Além da ocorrência de origem natural, a turbidez da água pode, também, ser causada por lançamentos de esgotos domésticos ou industriais.
Já a colmatação é o entupimento dos poros impedindo a infiltração. Aumenta a perda de carga, retardando e dificultando o processo de tratamento.
Por isso, quanto maior a turbidez da água captada, maior a quantidade de partículas em suspensão e maior a velocidade do entupimento dos poros dos filtros, ou seja, a colmatação. Portanto, o item a ser julgado está correto.
Resposta: Certo