SóProvas


ID
2627173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

      A empresa X foi contratada para executar uma obra de dez milhões de reais em dezembro, no final do exercício financeiro do ano anterior. A ordem de serviço emitida previu o início da obra no mês de janeiro do ano seguinte. Foram empenhados cinco milhões em dezembro, quando da assinatura do contrato, tendo o valor sido inscrito em restos a pagar. O restante do valor da obra, que estava previsto no orçamento do exercício financeiro seguinte, foi empenhado no início do ano. A empresa X executou um milhão de reais em serviços e abandonou a obra em março. A administração então convidou a segunda colocada no certame, a empresa Y, para concluir o objeto do contrato. A empresa Y prontamente aceitou. 

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue o item subsequente.


A contratação da empresa Y se enquadra legalmente como dispensa de licitação.

Alternativas
Comentários
  • Olá Pessoal.

    O gabarito está no Art. 24, XI da Lei 8666/93, nos termos:

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    XI - na contratação de REMANESCENTE DE OBRA, serviço ou fornecimento, em conseqüência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido;

    Bons Estudos. 

  • Pessoal, nao seria dispensável?

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre planejamento e controle de obras, especificamente sobre contratos de obras públicas.


    A principal legislação que regula e institui normas para licitações e contratos da Administração Pública é a Lei n.º 8.666/93. Tal legislação trata sobre os casos de dispensa de licitação em seu Art. 24, estabelecendo que:


    Art. 24.  É dispensável a licitação:


    (...)


    XI - na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido."


    Portanto, fundamentando-se no inciso XI do Art. 24, a contratação da empresa Y é legalmente enquadrada como dispensável à licitação. Logo, a assertiva do enunciado está correta.


    Gabarito do professor: Certo.

  • GABARITO: CERTO

    Oi, Mente Brilhante.

    Respondendo questões da CESPE, percebo que ela entende licitação dispensável e dispensada como sinônimos; a QUADRIX, por outro lado, não. Vai de cada banca e a gente precisa pegar a forma de pensar, se quisermos pontuar.

    ----

    A Lei diz:

    Art. 24.  É dispensável a licitação: 

    XI - na contratação de REMANESCENTE DE OBRA, serviço ou fornecimento, em conseqüência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido;

    .

    Um exemplo que me ajudou a entender de outro colega aqui do QC:

    Imagine a situação: Você presta um concurso com uma vaga e fica em segundo lugar. Se o primeiro colocado não assumir, você, que ficou em segundo, será chamado ou se realizará outro concurso? A segunda hipótese não faz sentido. Assim é com a Administração: Quando o primeiro colocado não termina o serviço, o segundo é chamado para assumi-lo.

    Isso não quer dizer que ela não possa fazer novamente uma licitação, haja vista ser dispensável, e não dispensada; isso, porém, se torna muito custoso, inviável e fere o princípio da eficiência.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)