-
Gabarito ERRADO (o prédio deve ser pensando para o desenvolvimento das 9 áreas envolvidas na gestão documental como previsto no tópico 1, assim, não seria exclusivamente pensado para as atividades de protocolo, organização, guarda e emulação);
LIVRO - Recomendações para construção de arquivos (Conarq)
1. Assim, o edifício precisa ser planejado ou adaptado, prevendo-se os trabalhos relacionados com recolhimento, organização, arranjo, guarda, preservação e segurança do acervo, BEM COMO atividades de pesquisa, educativas e culturais (Pág. 4);
2. Depósito refere-se ao depósito de documentos, ou seja, o ato pelo qual esses documentos são colocados sob custódia de terceiros, sem que ocorra a transferência de posse (DTA + CESPE)
3. A área do depósito deve ser calculada levando-se em conta a produção documental dos próximos 50 anos da entidade, OU SEJA, deve se considerar todos os documentos produzidos e recebidos de outra entidades;
(UFSM/2017) Os espaços projetados devem ser distribuídos pensando em suas funções: depósitos (inclusive para acervos especiais), áreas para o público e áreas de trabalho (gabinetes, recepção, seleção, higienização, restauração, entre outras). (Certo)
(UFSM/2017) O projeto do edifício deverá levar em conta as condições e dimensões do terreno; os regulamentos e tradições locais; as condições climáticas; o fluxo de trabalho e de atendimento ao público; as características físicas e formatos dos documentos; o volume do acervo e a expectativa de crescimento (Certo).
-
acho que o que torna a questão errada, e excluisvamente não? me corrijam ?
-
emulação não
-
O que é emulação ?
-
@Jessi ;)
EMULAÇÃO integra o conjunto de estratégias para a preservação de informação digital, referindo-se à criação de novo software que imite o funcionamento do antigo hardware/software, buscando reproduzir seu comportamento.
-
A emulação, mais ligada à área de informática, é a capacidade de uma tecnologia mais recente simular o funcionamento de outra, esta mais antiga, para fins de leitura de arquivos. Exemplo: um computador que simula o funcionamento de um aparelho de DVD, sendo possível executar no mesmo um disco com formato de DVD.
Portanto a emulação, apesar de ser utilizada para preservação e conservação de documentos digitais, não se aplica aos documento tradicionais (físicos).
Fonte: Mayko Gomes , Professor de Arquivologia
-
a questão peca ao limitar e ao inserir a atividade de "emulação". Segundo as Recomendações para a Construção de Arquivos do Conarq "o edifício precisa ser planejado ou adaptado, prevendo-se os trabalhos relacionados com recolhimento, organização, arranjo, guarda, preservação e segurança do acervo, bem como atividades de pesquisa, educativas e culturais. Também devem ser previstas instalações e facilidades de acesso para deficientes físicos, sejam eles usuários ou funcionários."
Resposta: errada
-
Os arquivos não servem somente para armazenar os documentos. Várias atividades incorporam os trabalhos desenvolvidos no âmbito dessas instituições/setores, como por exemplo, o acesso às informações e o processamento técnico inerente à gestão documental.
Segundo as Recomendações para a construção de arquivos da Câmara Técnica de Conservação de Documentos do Conarq, "Um arquivo deve oferecer serviços e atividades para o público, possibilitar o trabalho técnico e
administrativo e possuir áreas de depósito reservadas, com condições climáticas e de segurança
especial. Assim, o edifício precisa ser planejado ou adaptado, prevendo-se os trabalhos relacionados
com recolhimento, organização, arranjo, guarda, preservação e segurança do acervo, bem como
atividades de pesquisa, educativas e culturais."
Portanto, quando a questão diz que o arquivo deve ser planejado ou adaptado para atender somente às atividades listadas, temos uma afirmação falsa, já que essa estrutura possui um escopo muito maior de atividades.
Fonte: Conarq (Brasil). Recomendações para a Construção de Arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Gabarito do professor: errado
-
Não é exclusivo para essas atividades. Tem outras também...
CONARQ em "Recomendações para construção de arquivos":
Um arquivo deve oferecer serviços e atividades para o público, possibilitar o trabalho técnico e administrativo e possuir áreas de depósito reservadas, com condições climáticas e de segurança especial. Assim, o edifício precisa ser planejado ou adaptado, prevendo-se os trabalhos relacionados com recolhimento, organização, arranjo, guarda, preservação e segurança do acervo, bem como atividades de pesquisa, educativas e culturais. Também devem ser previstas instalações e facilidades de acesso para deficientes físicos, sejam eles usuários ou funcionários.
Para essas atividades, três áreas específicas devem ser planejadas:
- área reservada ao trabalho técnico e aos depósitos, totalmente vedada ao público;
- área administrativa, parcialmente vedada ao público e;
- área pública.
Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf (pág 4)