SóProvas


ID
2628811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de criptografia, julgue o item a seguir.


No modelo de criptografia simétrica, o texto encriptado poderá ser lido sem que se tenha a chave de encriptação utilizada.

Alternativas
Comentários
  • Criptografia Simétrica: Utiliza uma chave única para cifrar e decifrar.

     

    Criptografia Assimétrica: Utiliza duas chaves, uma para cifrar e outra para decifrar a mensagem.

     

    Texto encriptado poderá ser lido sem que se tenha a chave de encriptação utilizada. Só com a chave será possivel.

     

    Resposta: Errada

  • thiago magalhaes a resposta esta errada brouuu.

    eu errei igual voce.

    eu penso um seguinte se é a mesma chave tanto pra cifrar quanto pra decifrar, entao se eu criptografar a mensagem eu irei precisar da mesma chave para decifar ( para ler) se eu nao tiver como irei ler, entao o texto nao podera ser lido.

    agora se fosse assimetrico aii sim...como é par de chaver uma pra cifar e outra pra decifar ..eu poderia ler a mensagem sem que eu tivesse a chave que eu criptografei.

     

  • O texto poderá ser lido, porém não será compreendido. A palavra "lido" detém duplo sentido no contexto, deixando margem à interpretação.

  • Sem a chave, que na criptografia Simétrica é única, eu não poderia decifrar o conteúdo da mensagem, mas "ler" sem compreender eu poderia!

    Realmente a questão dar margem a duas interpretações!

    Marquei E

     

  • A questão exige do canditado diferenciar o entendimento de texto cifrado vs texto plano.

  • Errado.

    Pois, na simétrica a mesma chave para encriptar é usada também para decriptar.

     

    Se fosse assimétrica, o texto poderia ser lido sem que se tivesse a chave de encriptação utilizada. Pois a chave utilizada para decriptar é diferente da chave que é usada para encriptar.

  • so se for o infeliz que fez o texto! que vai ler

  • Gabarito Errado

     

     ♥- Chave Simétrica = Secreta (1 S = 1 chave)

     

    ♥ - Chave aSSimétrica = 2 chaves (2s = 2 chaves) sendo uma privada e outra pública, mas o remetente fica com a chave secreta e ENVIA a PÚBLICA.

     

    Criptografia de chave simétrica: também chamada de criptografia de chave secreta ou única, utiliza uma mesma chave tanto para codificar como para decodificar informações, sendo usada principalmente para garantir a confidencialidade dos dados. Casos nos quais a informação é codificada e decodificada por uma mesma pessoa não há necessidade de compartilhamento da chave secreta. Entretanto, quando estas operações envolvem pessoas ou equipamentos diferentes, é necessário que a chave secreta seja previamente combinada por meio de um canal de comunicação seguro (para não comprometer a confidencialidade da chave). Exemplos de métodos criptográficos que usam chave simétrica são: AES, Blowfish, RC4, 3DES e IDEA.

     

    Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação, integridade e não-repúdio. A chave privada pode ser armazenada de diferentes maneiras, como um arquivo no computador, um smartcard ou um token. Exemplos de métodos criptográficos que usam chaves assimétricas são: RSA, DSA, ECC e Diffie-Hellman.

     

    Fonte: Cartilha de segurança para Internet

    https://cartilha.cert.br/criptografia/

     

     

  • Errado, pois necessita da chave para que a mensagem seja desvendada, ou desmembrada.

  • Mesma chave que faz a cifragem é a mesma que decifra

  • Na chave simétrica, há apenas uma que encripta e decripta.

  • Já cai nessa questão 3 vezes e errei. Levando em consideração o conhecimento de chave simétrica e assimétrica e aprofundando um pouco mais, podemos bater de frente com o conceito de criptanálise, onde mesmo sem a chave conhecida pode-se fazer um ataque de texto claro conhecido, por exemplo, e se conseguir ler a mensagem.

    Quando a questão fala "poderá", não vejo isso como um erro. Mas só tenho que aceitar... as vezes estudar mais te faz errar :(

  • ♥- Chave Simétrica = Secreta (1 S = 1 chave) 

    ♥ - Chave aSSimétrica = 2 chaves (2s = 2 chaves) sendo uma privada e outra pública, mas o remetente fica com a chave secreta e ENVIA a PÚBLICA.

  • qnd vem na cabeça: "método nishimura ta com cara que vai falhar agora...."

  • Na criptografia simétrica é utilizada uma chave única, portanto, a mesma chave é usada para cifrar e decifrar.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Não, isso fere o princípio da confidencialidade/sigilo garantido pela criptografia simétrica. No modelo de criptografia simétrica, o texto encriptado poderá ser lido somente por usuários autorizados que conheçam a chave de encriptação utilizada. 

    Errado