SóProvas


ID
2628823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a protocolos e algoritmos criptográficos, julgue o item seguinte.


Com o algoritmo RSA, é inviável, por meio computacional, determinar a chave de decriptação conhecendo apenas o algoritmo de criptografia e da chave de encriptação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito certo.

    Por isso ele é um dos melhores algoritmos assimétricos atualmente.

  • Assertiva ERRADA. 

     

    É inviável, mas não é impossível. Inviável porque o custo para descobrir a chave (tempo + processamento necessário) supera o valor da informação. 

  • Gabarito Certo

    Concordo com o Luiz Forchesatto, parabêns pela justificativa.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A questão é mal formulada, já que o Algoritmo RSA, assim como tantos outros, depende do tamanho da chave para que a afirmativa seja verdadeira. Do contrário, ainda estaríamos no desafio RSA-100 da RSA Laboratories. Maiores detalhes sobre o desafio em https://en.wikipedia.org/wiki/RSA_Factoring_Challenge#The_prizes_and_records

    Portanto, o Algoritmo em sí não garante a inviabilidade de determinação da chave, o que vai depender do tamanho da chave. Enfim, é aceitar o entendimento da banca e ignorar as características essenciais da criptografia.

  • Gabarito Certo para os não assinantes

     

    Na criptografia assimétrica o transmissor e o receptor possuem chaves diferentes, com tamanhos que variam entre 512 e 2048 bits, e é usada em modo de Bloco.

     

    Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação, integridade e não-repúdio. A chave privada pode ser armazenada de diferentes maneiras, como um arquivo no computador, um smartcard ou um token.

     

    BIZU : RSA = Assimétrica

     

    https://cartilha.cert.br/criptografia/

  • a redação da questão não ajuda.... errei

  • QUANDO QUESTÃO VIER FALANDO QUE COM UMA CHAVE EU CONSIGO A OUTRA ATRAVÉS DE SEUS ALGORITMOS A QUESTÃO ESTARÁ ERRADA, POIS AS CHAVES SÃO INDEPENDENTES E ISSO NUNCA É POSSIVEL COMO SABEMOS NA INFORMATICA NADA É GARANTIDO..

    É GARANTIDO QUE COM OS ALGORITMOS DA CHAVE PUBLICA EU DESCOBRA A PRIVADA. ERRADO..

    SÃO INDEPENDENTES..

  • CORRETA

    O RSA é um algoritmo extremamente difícil de se quebrar pois além de possuir duas chaves distintas no processo de criptografia e descriptografia, a assimetria é baseada na multiplicação de dois números primos, tornando praticamente inviável mesmo por meios computacionais, determinar a chave de da volta.

  • De fato, o texto tá muito ruim e, a meu ver, caberia recurso.

    Quando ele fala que "é inviável, por meio computacional, determinar a chave de decriptação conhecendo apenas o algoritmo de criptografia e da chave de encriptação.

    O q ele tá dizendo, juntando as partes azuis? Que é inviável determinar a chave de decriptação conhecendo a chave de encriptação, e isso tá errado. É lógico q se eu tiver a chave privada eu consigo a publica(embora o contrario nao seja verdadeiro)

    Alguem tem outro entendimento?

  • GABARITO: CERTO.

  • O RSA é um algoritmo extremamente difícil de se quebrar pois além de possuir duas chaves distintas no processo de criptografia e descriptografia, a assimetria é baseada na multiplicação de dois números primos, tornando praticamente inviável mesmo por meios computacionais, determinar a chave de da volta.