-
Gabarito CERTO
A assinatura digital permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isto e que ela não foi alterada.
A assinatura digital baseia-se no fato de que apenas o dono conhece a chave privada e que, se ela foi usada para codificar uma informação, então apenas seu dono poderia ter feito isto. A verificação da assinatura é feita com o uso da chave pública, pois se o texto foi codificado com a chave privada, somente a chave pública correspondente pode decodificá-lo.
Para contornar a baixa eficiência característica da criptografia de chaves assimétricas, a codificação é feita sobre o hash e não sobre o conteúdo em si, pois é mais rápido codificar o hash(que possui tamanho fixo e reduzido) do que a informação toda.
Fonte: https://cartilha.cert.br/criptografia/ - geralmente as bancas tiram as questões daqui.
Grande abraço
Que Deus ilumine o sonho de vocês
-
Gab: CERTO
No processo de ASSINATURA DIGITAL, com o qual se deseja a autenticidade, o remetente usará sua chave privada para “assinar” a mensagem. Do outro lado, o destinatário usará a chave pública do remetente para confirmar que ela foi enviada realmente por aquela pessoa.
Remetente --> chave pRivada
(quem envia)
Destinatário --> chave Pública
(quem recebe)
Fonte: Livro Informatica Para Concursos - 5 - Joao Antonio Carvalho
-
O correto seria:
"a pessoa que a recebeu deverá conhecer a chave pública do usuário que a enviou assinou."
Exemplo: Posso enviar um certificado digital a voce. Para verificar a assinatura do certificado, voce deverá usar a chave pública de quem o assinou (a autoridade certificadora), e não de quem o enviou (eu).
-
A Assinatura Digital que utiliza um par de chaves Assimétricas (uma pública e uma privada). Ao inverso da criptografia, sempre que vai assinar, se usa a chave privada do emissor e se alguém for conferir(verificar) usará a chave pública do emissor
Gab: Certo
-
Certo.
• Processo de assinatura digital.
• Remetente (envia) e destinatário (recebe).
• O remetente utiliza a chave privada e o destinatário a chave pública do remetente.
Questão comentada pelo Prof. Jeferson Bogo
-
Utiliza duas chaves relacionadas:
Chave Privada -> assina
Chave Pública -> prova
-
Correto.
Remetente:
Documento original => Função hash => Código Hash ( Processo para Garantir a Integridade) => Algoritmo + Chave Privada do Remetente (Processo para garantir a autenticidade) = Hash Cifrado.
Hash Cifrado + Documento Original ---------------------------> Destino.
Destino:
Hash Cifrado => Algoritmo + Chave Pública do Remetente (Descriptografia) = Código Hash Descriptografado. (Processo relacionado a autenticidade)
Documento Recebido => Função hash = Código Hash. (Processo Relacionado a Integridade)
Código Hash Descriptografado COMPARAR Código Hash.
OBS: Se houver alguma diferença na comparação a mensagem não é considerada integra e(ou) autentica.
-
A assinatura digital fornecida por um sítio que contém um certificado digital é garantida pela chave pública, o que permite a sua autenticação.
O destinatário da mensagem que recebe uma assinatura digital irá garantir que esta foi assinada pela origem utilizando a chave pública enviada no certificado digital.
Na verificação de uma assinatura digital de uma mensagem, a primeira é decifrada com a chave pública do remetente e comparada ao resumo criptográfico da segunda.
Uma assinatura digital direta é formada criptografando-se a mensagem inteira, ou um código de hash da mensagem, com a chave privada do emissor da mensagem.
==========
@focopolicial190
-
Quem assina, assina com a chave privada, para verificar a integridade tem de verificar com a chave pública.
-
Certo ☑
#A assinatura digital é um procedimento de criptografia realizado pelos usuários, de modo a garantir a autenticidade da informação.
#Ela deve ser um padrão de bits que depende da mensagem que está sendo assinada, além de usar algumas informações exclusivas do remetente, para evitar falsificação e negação.
↳ OBS.: O autor do documento utiliza sua CHAVE PRIVADA para ASSINAR o documento; e
O receptor utiliza a CHAVE PÚBLICA para VERIFICAR A AUTORIA.
[...]
O que ela oferece?
A assinatura digital oferece segurança e autenticidade no formato eletrônico.
- OBS's.: A assinatura NÃO garante a CONFIDENCIALIDADE; e
↳ Mas, garante a autenticidade do documento, logo, dispensa a necessidade de ter uma versão em papel do documento que necessita ser assinado!
_____
Pra que ela serve?
↳ Ela é destinada a resolver problemas como adulteração e representação em comunicações digitais.
↳ Utilizada para validar transações online, procurações e autenticar informações empresariais internas.
[...]
Questões Cespianas:
1} Com a utilização de uma Assinatura Digital, é possível comprovar que um determinado documento enviado eletronicamente é de procedência verdadeira.(CERTO)
2} A assinatura digital é um código — criado mediante a utilização de uma chave privada —, que permite identificar a identidade do remetente de dada mensagem.(CERTO)
3} A assinatura digital consiste na criação de um código de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.(CERTO)
4} Os algoritmos MD5 e SHA1 ainda são utilizados em alguns mecanismos que fazem uso de assinatura digital, mas, atualmente, ambos são considerados inseguros.(CERTO)
[...]
____________
Fontes: Evaltec; Site Bry; Questões da CESPE; Colegas do QC.
-
Como você vai garantir a integridade de uma mensagem se voce assina com a sua privada, logo qualquer um com a chave PLÚBLICA pode decifrar......
Garante-se a Autenticidade nesse caso, mas como garante integridade ao receptor?
-
ASSINATURA DIGITAL
- CHAVE PRIVADA → assina
- CHAVE PÚBLICA → verifica a assinatura/comprova
CERTIFICADO DIGITAL
- CHAVE PÚBLICA → criptografa
- CHAVE PRIVADA → descriptografa/comprova
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
Perfeito! Ela deve conhecer a chave pública do usuário que enviou a mensagem para descriptografar o hash da mensagem recebida, gerar um hash a partir do texto em claro e comparar com o hash recebido que foi descriptografado. Se forem iguais, a mensagem é íntegra!
Correto
-
Assinatura garante:
- INTEGRIDADE;
- NÃO REPÚDIO;
- AUTENTICIDADE.
↳ OBS.: O autor do documento utiliza sua CHAVE PRIVADA para ASSINAR o documento e o receptor utiliza a CHAVE PÚBLICA para VERIFICAR A AUTORIA.