SóProvas


ID
2628844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de modos de operação de cifra, julgue o item que se segue.


As múltiplas chaves produzidas pelo 3DES são vulneráveis a ataques de força bruta; uma alternativa para evitar essa vulnerabilidade é o uso do DES.

Alternativas
Comentários
  • Na tentativa de dar uma sobrevida ao DES, criou-se o 3DES, que nada mais é do que a aplicação do DES três vezes. Já eliminamos a questão por aí.

     

  • Gabarito Errado

    Ao contrário.. o 3DES que é a alternativa para evitar esse ataque.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Dada a potencial vulnerabilidade do DES a um ataque por força bruta, tem havido um grande interesse na descoberta de uma alternativa. Uma técnica é projetar um algoritmo completamente novo, e o AES é o exem- plo principal. Outra alternativa, que preservaria o investimento existente em software e equipamento, é usar encriptação múltipla com DES e múltiplas chaves. Começaremos examinando o exemplo mais simples dessa segunda proposta. Depois, avaliaremos a técnica bastante aceita do triple DES (3DES).

     

    E quem disse isso não fui eu. Foi Stallings (6ª Ed. p.137)!

     

    =)

  • ERRADA

     

    O 3DES, também conhecido como DES Triplo, é uma cifra criptográfica simétrica. O que significa que a mesma chave é usada para criptografar e descriptografar dados.

    Possui esse nome porque aplica a cifra DES três vezes ao criptografar dados. Quando o DES foi desenvolvido originalmente em 1976, ele usava um tamanho de chave de 56 bits, que era um nível de segurança suficiente para resistir a ataques de força bruta. Desde então, os computadores tornaram-se mais baratos e mais poderosos, permitindo que o algoritmo aplique a cifra DES três vezes consecutivas, basicamente interrompendo a força bruta nos computadores modernos.

  • errado

    3DES é três vezes mais pesado e seguro que o DES, porque criptografa a mensagem três vezes seguidas.