-
O TCP(Transmission Control Protocol) provê à aplicação solicitante um serviço confiável, orientado para a conexão. A responsabilidade fundamental do UDP e do TCP é ampliar o serviço de entrega IP entre dois sistemas finais para um serviço de entrega entre dois processos que rodam em sistemas finais. (multiplexação/demultiplexação de camada de transporte). O UDP e o TCP também fornecem verificação de integridade ao incluir campos de detecção de erros nos cabeçalhos de seus segmentos. O UDP fornece apenas esses serviços básicos da camada de transporte: Entrega de dados processo a processo e verificação de erros. Já o TCP oferece vários serviços adicionais:
•Transferência confiável de dados (dados corretamente e em ordem)
–Controle de fluxo
–Números de sequência
–Reconhecimentos e temporizadores
•Controle de congestionamento
–Regulagem da taxa que o remetente pode usar
-
Gabarito Certo
O TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) é um dos principais protocolos da camada de transporte do modelo TCP/IP. Ele permite gerenciar os dados vindo da (ou com destino à) camada inferior do modelo (ou seja, o protocolo IP). Quando os dados são fornecidos ao protocolo IP, este encapsula-os em datagramas IP (‘datagrama’ é um nome genérico para uma mensagem enviada sem conexão e sem confirmação, como os pacotes IP), fixando o campo do protocolo em 6 (para saber que o protocolo ascendente é o TCP). O TCP é um protocolo orientado para a conexão, isto é, ele permite que duas máquinas se comuniquem entre elas, além de controlar o estado da transmissão.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Assertiva CORRETA.
Através da técnica de janela deslizante e controle de congestionamento, o TCP pode detectar (estimar?) a existência/ausência de banda disponível e ajustar o fluxo de acordo. Com isso ele otimiza o uso do meio de transmissão e evita situações onde haja perdas em função do excesso de informação enviada.
-
Achei estranha essa afirmação "....evitar que outra conexão TCP encha os enlaces e roteadores entre hospedeiros comunicantes...."
Até onde sei, o controle de congestionamento não necessariamente evita que OUTRA conexão TCP encha os enlaces... O controle de congestionamento ocorre em CADA uma conexão TCP. Da forma que foi colocada na questão, dá a entender que existe um controle de congestionamento "global" controlando todas as conexões e fazendo uma espécie de balanceamento de carga, quando na verdade cada conexão possui o seu próprio controle de congestionamento.
Alguém comenta??
-
As características fundamentais do TCP são:
[...]
Controle de congestionamento - Baseado no número de mensagens de reconhecimentos ACK (=Acknowledgement) recebidos pelo remetente por unidade de tempo calculada com os dados do tempo de ida e de volta, ou em inglês RTT (Round Trip Travel), o protocolo prediz o quanto a rede está congestionada e diminui sua taxa de transmissão de modo que o núcleo da rede não se sobrecarregue. Esse tipo de comportamento, a princípio ineficiente, se baseia fortemente na teoria dos jogos - especificamente em jogos simétricos que, dentre várias coisas, difunde a ideia de que se ninguém recua um pouco, para dar passagem aos demais, todos perdem.
fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transmission_Control_Protocol
-
@turetto, acredito q faltou recurso nessa questão. O controle de congestionamento do TCP é feito de forma independente, isto, é uma conexão não troca mensagens com outras conexões. Deste modo, não há o que se falar de impedir que outra conexão encha a rede de segmentos. O que acontece na realidade é a conexão, ao perceber que o segmento se perdeu ou ocorreu um atraso na entrega do segmento, diminuir o throughput. A banca poderia forçar a barra afirmando que o comportamento de todas conexões iria convergir à diminuição do throughput quando uma nova conexão fosse estabelecida, mas ainda assim acredito que a resposta seria errada. Pois, como já citado, o controle de congestionamento é feito de forma individual. Tal comportamento do TCP iria ocorre independentemente ele estivesse dividindo a banda com conexões UDP ou TCP ou qualquer outro protocolo da camada de transporte.
A forma como a questão foi escrita dá a entender que o tcp sinaliza um congestionamento, como se fosse o csma/cd enviando uma portadora para informar que houve colisão e impedir que outros hosts enviem dados.
-
ATENÇÃO, ATENÇÃO!!! BORA ACORDAR, MOÇADA!!!
Não há nada de errado com o gabarito. Moçada, ao divergir, não vamos postar baboseiras. Tragam sempre uma boa fonte(esqueçam o "Blog do Ze Droguinh4", a "Wiki da Maria Vai com as Outras", as sacanagens postadas no site do "João Três Pernas" etc). Citem e leiam autores renomados, enfim, evitem postar porcarias*, asneiras*, inutilidades*, desgraças*, ou algo do gênero!!!
Tem muitos comentários inuteis por aí. Portanto, muito cuidado!!!
Vamos ao q interessa. O que é "controle de congestionamento"?
Segundo[1], o controle de congestionamento se baseia na garantia de que a rede é capaz de transportar o tráfego oferecido. É uma questão global, envolvendo o comportamento de todos os hosts, de todos os roteadores.
Já no controle de fluxo, segundo[2], "O TCP provê um serviço as suas aplicações, para eliminar a possibilidade de o remetente estourar o buffer do destinatário.
Resumindo a p******:
Controle de fluxo: é fim a fim
Controle de congestionamento: é global, no sentido de envolver a rede toda em questao.
Fonte:
[1] Tanenbaum, Redes.
[2] Kurose
-
CERTO
Características do protocolo TCP:
*Protocolo de transporte;
*Confiável;
*Possui controle de fluxo;
*É orientando a conexão:
**Ordena, envia, acompanha, garante (Em relação aos pacotes).
Obs: O protocolo UDP também está alocado na camada de transporte, embora não seja confiável, não orientando a conexão.
-
CERTO
TCP - Tudo Controlado Parceiro - Orientado à conexão;
UDP - Uma Doidera da Porr - Não orientado à conexão
-
correta, o TCP foi desenvolvido para suprir a ARPANET, O protocolo deve ser capaz de identificar e encontrar a melhor rota possível entre dois sites (locais), além de ser capaz de procurar rotas alternativas para chegar ao destino. isto posto, O TCP oferece à aplicação solicitante um serviço confiável, orientado à conexão, além de controle de congestionamento.
-
Eu não sabia que diabo era essa tal de janela deslizante, até ler isso aqui:
https://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_tcp_e_protocolos_de_janelas_deslizantes.php
-
Gabarito: Certo.
Uma janela deslizante é usada para implementar maior eficiência à transmissão, bem como controle de fluxo de dados, de modo que o destino não fique sobrecarregado com dados. As janelas deslizantes no TCP são orientadas a bytes.
Fonte: Forouzan, Comunicação de Dados e Redes de Computadores (2010).
Bons estudos!
-
Só eu achei confusa a questão?
-
TCP> Gente fina , confiável, eficiente e organizado.
UDP> Descarado, traiçoeiro, bagunçado.
-
6. TCP
Envia os pacotes na ordem e o cliente os mantém organizados, atua na maioria dos protocolos.
ORIENTADO A CONEXÃO - antes de enviar os dados, ele estabelece uma conexão.
O TCP também realiza o CONTROLE DE FLUXO, de ERROS, o SINCRONISMO, a SEQUENCIAÇÃO e a MULTIPLEXAÇÃO de mensagens.
Presente na camada de TRANSPORTE
-
Certo.
No TCP, a janela de congestionamento impõe uma restrição na taxa de transmissão de dados que o remetente pode utilizar.
- O TCP fragmenta mensagens longas em segmentos mais curtos e provê mecanismo de controle de congestionamento, por exemplo, do mecanismo conhecido como janela deslizante (o UDP não possui)
- O SLOW-Start (uma das formas de controle de congestionamento): Inicia lento e depois vai aumentando de maneira gradual até uma situação de equilíbrio.
Para iniciar uma conexão é necessário haver uma negociação entre as duas pontas. Essa negociação é estabelecida pelo Three-way handshake (Handshake de três vias)
Fonte: Meus resumos
-
Questão redonda, se errar se preocupe.