SóProvas


ID
2629843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de arquitetura cliente-servidor e TCP/IP.


O roteamento é um serviço provido pela camada de rede, por exemplo, pelo algoritmo de vetor de distâncias (DV), que é iterativo — o processo continua até que mais nenhuma informação seja trocada entre vizinhos — e assíncrono — não requer que todos os nós rodem simultaneamente.

Alternativas
Comentários
  • A camada de rede, na arquitetura TCP/IP, realiza transferência e roteamento de pacotes entre dispositivos da inter-rede e o vetor de distâncias é um dos algoritmos para roteamento.

  • Segundo o livro do KUROSE: "o algoritmo de vetor de distâncias (distance-vector - DV) é iterativo, assíncrono e distribuído. É distribuído porque cada nó recebe alguma informação de um ou mais vizinhos diretamente ligados a ele, realiza cálculos e, em seguida, distribui os resultados de seus cálculos para seus vizinhos. É iterativo porque esse processo continua até que mais nenhuma informação seja trocada entre vizinhos. (O interessante é que este é um algoritmo finito — não há nenhum sinal de que o cálculo deve parar; ele apenas para.) O algoritmo é assíncrono porque não requer que todos os nós rodem simultaneamente."

     

    Porém, segundo TANENBAUM: "Os algoritmos de roteamento por vetor de distância operam fazendo cada roteador manter uma tabela (isto é, um vetor) que fornece a melhor distância conhecida até cada destino e determina qual enlace deve ser utilizado para chegar lá. Essas tabelas são atualizadas por meio da troca de informações com os vizinhos."

     

    Como os protocolos de roteamento distance vector mantêm registros de todas as mudanças ocorridas na rede através do broadcast periódico de atualizações das tabelas de roteamento para todas as interfaces ativas, a afirmação "o processo continua até que mais nenhuma informação seja trocada entre vizinhos" não me parece 100% correto.

     

    Enfim, essa questão foi objeto de recurso e, conhecendo a CESPE, acredito que o mesmo será negado. Mas fica uma observação.

     

    Vejam uma questão semelhante: Q289447

     

    Bons estudos!

     

     

  • Gaba: CERTO

    comentários:

    #Rebimboca parafuseta "Mas a camada de rede não é do modelo OSI/ISO que possui 7 camadas?"

     

    "Julgue o item que se segue, a respeito de arquitetura cliente-servidor e TCP/IP."

    se a questão nem coloca "TCP/IP." estaria correto pq o router ta na camada de rede.

     

     

    ...entenda o MODELO OSI é conceitual e possui sim 7 camadas:

    APLICAÇÃO,APRESENTAÇÃO,SESSÃO / TRANSPORTE / REDE / ENLACE, FISICA

     

    e o TCP/IP que é utilizado na pratica, possui 4 camadas baseadas no OSI:

    APLICAÇÃO / TRANSPORTE/ REDE / ENLACE

     

    Coloquei as cores para ajudar a visualização das camadas semelhantes de cada modelo;

    e sobre o ROTEADOR ele fica sim na camada de REDE do modelo OSI, mas note que é a mesma camada do modelo TCP/IP.

     

    Características do Roteador:

    -Está localizado no Nível de REDE do modelo OSI;

    -Recebe e passa PACOTES entre IP distintos;

    -Busca melhor caminho;

    -Baseado nos endereços LÓGICO(IP) destino;

    - Chamado de roteamento.

     

     

  • Por favor,preciso de ajuda....

    "Julgue o item que se segue, a respeito de arquitetura cliente-servidor e TCP/IP.

    O roteamento é um serviço provido pela camada de rede,...."

    GABARITO:CERTO

     

    Mas a camada de rede não é do modelo OSI/ISO que possui 7 camadas?

  • Segundo o livro do KUROSE: "o algoritmo de vetor de distâncias (distance-vector - DV) é iterativoassíncrono e distribuído. É distribuído porque cada nó recebe alguma informação de um ou mais vizinhos diretamente ligados a ele, realiza cálculos e, em seguida, distribui os resultados de seus cálculos para seus vizinhos. É iterativo porque esse processo continua até que mais nenhuma informação seja trocada entre vizinhos. (O interessante é que este é um algoritmo finito — não há nenhum sinal de que o cálculo deve parar; ele apenas para.) O algoritmo é assíncrono porque não requer que todos os nós rodem simultaneamente."

     

    Porém, segundo TANENBAUM: "Os algoritmos de roteamento por vetor de distância operam fazendo cada roteador manter uma tabela (isto é, um vetor) que fornece a melhor distância conhecida até cada destino e determina qual enlace deve ser utilizado para chegar lá. Essas tabelas são atualizadas por meio da troca de informações com os vizinhos."

     

    Como os protocolos de roteamento distance vector mantêm registros de todas as mudanças ocorridas na rede através do broadcast periódico de atualizações das tabelas de roteamento para todas as interfaces ativas, a afirmação "o processo continua até que mais nenhuma informação seja trocada entre vizinhos" não me parece 100% correto.

  • Como tem gente que copia e cola o mesmo comentário exposto aqui? Meu Deus, quanta falta de criatividade!!!!!!!!

  • Rebimboca,

    Sim, a camada de rede está explícita no modelo OSI (3ª camada de baixo pra cima), mas também existe no modelo TCP/IP. Acredito que sua dúvida tenha surgido pois ela possui vários nomes diferentes. A camada responsável por esse serviço no modelo TCP/IP (2ª de baixo pra cima) pode ser chamada de Internet, Inter-redes ou Rede, todas são a mesma coisa

  • cespe 2019:

    Roteamento e endereçamento são atribuições da camada internet no modelo de referência TCP/IP.

    Certa.

    WTF?????

    Roteamento é da rede tbm?

  • De fato, no modelo TCP/IP a camada de Rede ou Enlace é a mais baixa do modelo, na qual o host se conecta à rede utilizando algum protocolo para que seja possível enviar pacotes IP. Este protocolo também define o formato e a estrutura de endereços usados na camada de rede. O IP também é o responsável pelo roteamento de um pacote de sua origem até seu destino, através do encaminhamento do datagrama de cada roteador para o próximo roteador no caminho.

    O roteamento pode ser obtido através de um vetor de distâncias, no qual qualquer redução no custo propaga-se rapidamente, mas qualquer aumento no custo se propaga lentamente. Para que um protocolo de roteamento funcione de maneira adequada, se uma conexão física falhar (custo torna-se infinito), cada outro roteador deve tomar ciência desse fato imediatamente. É um protocolo iterativo, já que a troca de informações acerca da topologia continuamente até que os nós vizinhos não tenham mais informações para trocar. Também é assíncrono, já que não necessita que todos os nós rodem simultaneamente.

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ CERTO.

  • vetor de distâncias é assíncrono!

  • Rede: A camada de rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes de rede, também conhecidos por datagramas, associando endereços lógicos (IP) em endereços físicos (MAC), de forma que os pacotes de rede consigam chegar corretamente ao destino. Protocolos (NAT, ARP – IP – Ipseg) Responsável pelo endereçamento de dispositivos da rede também é sua responsabilidade o caminho das informações da origem ao destino. Os protocolos de roteamento são responsabilidade dessa camada. Roteamento, garante que vai encaminhar para máquina certa. 

  • Não vejo contradição entre Tenenbaum e Kurose, já que este afirma que:

    O algoritmo de vetor de distâncias (distance-vector — DV) é iterativo, assíncrono e distribuído. É distribuído porque cada nó recebe alguma informação de um ou mais vizinhos diretamente ligados a ele, realiza cálculos e, em seguida, distribui os resultados de seus cálculos para seus vizinhos. É iterativo porque esse processo continua até que mais nenhuma informação seja trocada entre vizinhos. (O interessante é que este é um algoritmo finito — não há nenhum sinal de que o cálculo deve parar; ele apenas para.) O algoritmo é assíncrono porque não requer que todos os nós rodem simultaneamente.

    Fontes:

    Kurose e Ross - Redes de Computadores e Internet. pg. 274

    Tenenbaum - Redes de Computadores. pg. 232

  • meu material de informática deve ser muito péssimo pq pqp nao tem nada disso e olha que ja reli muitas vezes

  • essa foi faixa preta!

  • Pensei que a camada de Internet do TCP/IP é que fazia o roteamento ou endereçamento e não a camada de Rede