SóProvas


ID
2632228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca do sistema de contas nacionais e dos principais agregados macroeconômicos e monetários em uma economia em que não há subsídio à produção, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • PIBpm = PIBcf + Impostos indiretos - subsídios

    Podemos supor que hajam impostos. Ex. 100 = 90 + 10 + 0

  • A) A produção interna de bens e serviços finais realizados na economia é superior à soma da remuneração dos fatores de produção: CERTO.


    A soma da remuneração dos fatores de produção (capital; mão-de-obra; tecnologia; recursos naturais e capacidade empresarial) é menor que a produção de bens e serviços finais porque a economia do enunciado diz que não há subsídio à produção. Isso significa que o equilíbrio estará no cruzamento entre Oferta e Demanda. Assim, a maximização do lucro pelo ofertante se dará na igualdade entre Rmg e Cmg.

    Por outro lado, quando há subsídio, provoca-se um aumento na quantidade de equilíbrio, pois o aumento do preço recebido pelo produtor, que estimula a oferta, e a redução do preço pago pelo consumidor, que estimula a demanda, desloca o equilíbrio acima do ponto ótimo. Dessa forma, a curva de demanda superaria a curva de oferta.

  • B. Incorreta: + inflação - o dinheiro na minha carteira vale + papel moeda eu preciso para comprar bens

    C. Incorreta: Base monetária = Papel Moeda em Poder do Público + encaixes totais dos bancos (totalidade do dinheiro vivo que o banco possui: 1. em seu caixa; 2.voluntariamente no BC; 3; compulsoriamente no BC).  

    D. Incorreta: Estoque é contabilizado como Investimento

    E. Incorreta: E se uma empresa não consegue vender os bens produzidos? Se o bem não estragar (tipo um pão ou outro perecível), a conta considera que o estoque é “comprado” pela própria empresa e quando ele for vendido de “verdade” esse valor não entrará novamente no PIB. (MANKIW, MACROECONOMIA, 2016, p.17).  

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre contas nacionais e moeda.

    Vamos aos itens!

    A) Correta.  De forma geral, o que vale é a identidade macroeconômica básica, na qual produto = renda = despesa.

    No entanto, temos uma variação nessa igualdade, pois o enunciado afirma que não há subsídio.

    Na presença do governo, as contas nacionais são impactadas porque o governo aufere renda (constituída, majoritariamente de impostos), mas também injeta recursos na economia, como as transferências e os subsídios.

    A presença do governo faz com que o PIB a preços de mercado (PIBpm) seja diferente do PIB a custo dos fatores (PIBcf). O PIBpm representa os bens e serviços finais produzidos. Já o PIBcf represente o custo dos fatores na produção.

    A relação entre PIBpm e PIBcf é dada pela seguinte fórmula:

    PIBpm = PIBcf + Impostos Indiretos - Subsídios.

    A questão apenas afirma que não há subsídios. Portanto, podemos concluir que existem os impostos indiretos (II). A presença dos II faz com que haja diferença entre o PIBpm e o PIBcf e esta diferença significa que o PIBpm é maior que o PIBcf. Isso ocorre porque precisamos SOMAR o II ao PIBcf, para chegarmos ao PIBpm.

    Pelas Contas Nacionais, temos que o PIBcf é igual a Renda Interna Bruta (PIBcf = RIB). A RIB é justamente a soma da remuneração dos fatores de produção, isto é, a RIB é a renda (remuneração) obtida pelos agentes econômicos.

    Assim, o PIBpm é maior do PIBcf. Sendo que o PIBcf é igual à RIB.

    De forma algébrica:

    PIBpm > PIBcf = RIB.

    Como PIBcf é igual a RIB, podemos apenas deixar a RIB. a conclusão será:

    PIBpm > RIB.

    Ou seja, o PIBpm é maior que a RIB.

    B) Incorreta. Pelo contrário! Se os preços da economia estão maiores, as pessoas precisam de mais moeda para seus compromissos, pois os bens e serviços estão mais caros. Dessa forma, o aumento nos preços da economia AUMENTA a demanda por moeda.

    C) Incorreta. De fato, o agregado monetário M1 é formado pelo Papel Moeda em Poder do Público mais os Depósitos a Vista.

    Mas ele é a Base Monetária (BM) multiplicada pelo multiplicador monetário (k). Ou seja: M1 = K.BM.

    Dessa forma, alternativa incorreta, pois faltou a menção ao multiplicador monetário.

    D) Incorreta. Na verdade, os estoques são contabilizados nos investimentos.

    E) Incorreta. Na verdade, o produto interno bruto considera apenas os bens PRODUZIDOS num ano, independente o ano da venda. Ou seja, o PIB contabiliza o ano em que o bem foi produzido (e não o ano em que o bem foi vendido).


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A letra B está correta. Aumento da inflação REDUZ demanda real por moeda porque aumenta demanda por títulos (custo de oportunidade de reter moeda aumenta pois ela se desvaloriza mais). Na situação-limite, hiperinflação, não há demanda por moeda: as pessoas abandonam o uso da moeda nacional e passam a usar dólares, URVs, etc.

    Portanto, gabarito correto é B. Quando há hiperinflação, vocês iam querer ter mais reais no bolso ou se livrar de reais comprando dólar para se proteger da inflação??