SóProvas


ID
2632330
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os gargalos rodoviários do Brasil e o caótico trânsito das suas metrópoles forçam os governos estaduais e federal a retomar os planos de implantação dos trens regionais. Durante as últimas quatro décadas, a malha ferroviária foi esquecida e sucateada, tanto que hoje, em todo o país, apenas duas linhas de passageiros estão em funcionamento. Transportam 1,5 milhão de pessoas entre Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) e entre São Luís (MA) e Carajás (PA) — as duas operadas pela mineradora Vale. Nos anos 1960, mais de 100 milhões de passageiros utilizavam trens interurbanos no território nacional.

Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 2 set. 2010.


O sucateamento do meio de transporte descrito foi provocado pela

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    O Brasil passou por um processo de industrialização bastante tardio em relação às potências do norte. Na metade do século XX, JK - seguindo o modelo de nacional desenvolvimentismo, do qual Vargas é precursor - priorizou os investimentos federais na área de transporte na expansão da malha rodoviária. As ferrovias acabaram por receber menor atenção por parte do Estado, e o transporte de pessoas por essa modalidade foi o mais atingido.

    Bons estudos!

  • Na questão fala "100 milhões de passageiros", porém no Brasil, é dito que na década de 60, a população girava em torno de 72 milhões de habitantes...alguém pode explicar?

  • não é o numero real de pessoas , mas o numero transportado. Por exemplo, por dia, eu pego 3 vezes o mesmo onibus, na soma da quantidade de pessoas levadas eu contarei como 3