SóProvas


ID
2632342
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História

De alcance nacional, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) representa a incorporação à vida política de parcela importante da população, tradicionalmente excluída pela força do latifúndio. Milhares de trabalhadores rurais se organizaram e pressionaram o governo em busca de terra para cultivar e de financiamento de safras. Seus métodos — a invasão de terras públicas ou não cultivadas — tangenciam a ilegalidade, mas, tendo em vista a opressão secular de que foram vítimas e a extrema lentidão dos governos em resolver o problema agrário, podem ser considerados legítimos.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).


Argumenta-se que as reivindicações apresentadas por movimentos sociais, como o descrito no texto, têm como objetivo contribuir para o processo de

Alternativas
Comentários
  • No trecho temos:

    "(...)representa a incorporação à vida política de parcela importante da população, tradicionalmente excluída pela força do latifúndio."

    Portanato, letra E

    democratização do sistema.

  • Ninguém invade a terra de ninguém!

    Sabemos muito bem, sem modismo, sem bolsopetismo aqui, que o MST tem sim pessoas dignas, mas tem muito aproveitador que invadia terra de pequenos produtores visando fazer pressão para expulsar o dono.

    Lembro bem do caso de um pequeno fazendeiro que teve seu gado praticamente todo dizimado por esses invasores, acabaram com a pequena produção desse senhor e ainda quiseram passar a ideia de que era um grande latifúndio, era a produção de uma família e quem acabou pagando o preço? O pequeno proprietário.