SóProvas


ID
2632381
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia

Quando refletimos sobre a questão da justiça, algumas associações são feitas quase intuitivamente, tais como a de equilíbrio entre as partes, princípio de igualdade, distribuição equitativa, mas logo as dificuldades se mostram. Isso porque a nossa sociedade, sendo bastante diversificada, apresenta uma heterogeneidade tanto em termos das diversas culturas que coexistem em um mundo interligado como em relação aos modos de vida e aos valores que surgem no interior de uma mesma sociedade.

CHEDIAK, K. A pluralidade como ideia reguladora: a noção de justiça a partir da filosofia de Lyotard. Trans/Form/Ação, n. 1,2001 (adaptado).


A relação entre justiça e pluralidade, apresentada pela autora, está indicada em:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado que existem alternativas que apresentam ideias corretas, mas que não respondem ao enunciado!

  • gab letra b

  • Não consigo entender.

    Algumas questões relativamente "fáceis", como esta, em que basta ter um pouco de leitura e atenção ao enunciado, possuem mais erros nas estatísticas que questões mais complexas (quando não dúbias ou capciosas).

    Acho que, nas questões mais difíceis, tem muita gente com preguiça ou medo de marcar alguma alternativa e vão logo às estatísticas ver a resposta.

    Para quem quer ter uma base do TRI, fica muito difícil fazer questões por aqui. O qconcursos deveria liberar as estatísticas da questão somente para quem assinalou alguma alternativa.

  • A)Não, pois em momento algum a questão ressalta que a justiça se limita a algo, pelo contrário, ela tem dificuldades.

    B) Sim, pois com toda essa heterogeneidade a justiça fica difícil de ser um parâmetro orientador, assim como a questão ressalta que "as dificuldades se mostram".

    C) Não, pois o texto não ressalta que a justiça deve fazer a manutenção dos papeis sociais.

    D) Não, pois o texto não fala sobre isso, ele fala que existe uma dificuldade da justiça em determinar isso por conta da alta diversidade cultural.

    E) não, porque não fala sobre dominação e controle.