SóProvas


ID
2632396
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia

Nossas vidas são dominadas não só pelas inutilidades de nossos contemporâneos, como também pelas de homens que já morreram há várias gerações. Além disso, cada inutilidade ganha credibilidade e reverência com cada década passada desde sua promulgação. Isso significa que cada situação social em que nos encontramos não só é definida por nossos contemporâneos, como ainda predefinida por nossos predecessores. Esse fato é expresso no aforismo segundo o qual os mortos são mais poderosos que os vivos.

BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986 (adaptado).


Segundo a perspectiva apresentada no texto, os indivíduos de diferentes gerações convivem, numa mesma sociedade, com tradições que

Alternativas
Comentários
  • Eu sempre fico com 2 alternativas: a alternativa correta e uma errada; e eu

    SEMPRE

    MARCO

    A

    ERRADA.

  • Creio que muitos, assim como eu, ficaram entre a A e a D. O erro da letra 'A' é a palavra "determinação" com o significado de obrigação. Resposta certa D

  • ''Nossas vidas são dominadas...'' ; ''cada inutilidade ganha credibilidade e reverência com cada década passada desde sua promulgação.'' Questão com 2 respostas corretas...

  • Gab. E

    Apesar de ter acertado, realmente, tem duas opções corretas> a A e a D.

    "A" está correta porque "(...) cada situação social (leia-se tradição) em que nos encontramos não só é definida por nossos contemporâneos, como ainda predefinida por nossos predecessores". Assim, as tradições permanecem como DETERMINAÇÃO da organização social.

    "D" está correta porque o texto inteiro fala de uma herança social que sobrevive de geração em geração.

    Assim, uma está correta por um trecho. A outra está correta por todo o contexto.

  • Questão muito venenosa.

  • Letra D

    Valores e costumes são passados a muitos anos, até hoje temos tais costumes e valores sociais.

  • A letra "A" fala sobre determinação, mas penso que o próprio texto traz essa ideia de determinação: "Nossas vidas são dominadas...", "... predefinida por nossos predecessores".

  • Letra A - Determinar a organização de uma sociedade seria se vivêssemos em uma sociedade feudal, em que a organização social era fixa devido às tradições do passado. No entanto, na contemporaneidade a mobilização social é constante, existem movimentos sociais que reivindicam por mudanças culturais - como o feminismo, por exemplo -, por isso não é possível afirmar que as tradições do passado determinam a organização social.

    O autor fala do passado enquanto influenciador do presente, ou seja, as pessoas veem o passado como uma boa fonte de experiências para viverem no presente, mas a sociedade como um todo não adota o passado como via de regra para determinar o modo pelo qual ela se organizará. Caso fosse assim, voltaríamos à monarquia, as mulheres e os analfabetos perderiam os direitos políticos, já que o passado pode determinar o que ocorre no presente.

  • ENEM EU VOU TE MATAR QUE ODIOOOOOOOOOOOOOOOOO eu fiquei entre duas e marquei a errada

  • A grande sacada da questão era isso "são dominadas não só pelas inutilidades de nossos contemporâneos, como também pelas de homens que já morreram há várias gerações"

    Segundo a perspectiva apresentada no texto, os indivíduos de diferentes gerações convivem, numa mesma sociedade, com tradições que sobrevivem como heranças sociais.

    GAB:D