SóProvas


ID
2632477
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma floresta existiam duas populações herbívoras que habitavam o mesmo ambiente. A população da espécie X mostrava um grande número de indivíduos, enquanto a população Z era pequena. Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes. Com a intervenção humana, ocorreu fragmentação da floresta em duas porções, o que separou as populações X e Z. Após algum tempo, observou-se que a população X manteve sua taxa populacional, enquanto a população Z aumentou a sua até que ambas passaram a ter, aproximadamente, a mesma quantidade de indivíduos.


A relação ecológica entre as espécies X e Z, quando no mesmo ambiente, é de:

Alternativas
Comentários
  • Havia sobreposição de nichos ecologicos e isso resultava em competição. Não pode ser predação pois se uma especie era muito menor que a outra igual citada no texto, isso geraria desequilibrio e ambas especies seriam extintas( uma predada e outra de fome)

  • Predação não, pois ambas eram herbívoras.

    Parasitismo não, pois não faz sentido algum.

    Competição, sim, pois eram ambas herbívoras com ninho ecológico parecido, a população de Z não aumenta,já que a população maior de X conseguia exercer o devido controle, necessário para a sobrevivência da espécie.

    Comensalismo não, não tem sentido.

    Protocooperação não, não tem sentido.

  • Letra C) competição. Predação não, pois não são predadores carnívoros (uma espécie não preda a outra). Comensalismo não pois não se alimentam de sobras dos outros. Não há parasitismo de uma espécie na outra e nem tampouco elas cooperam. O que há é: por serem herbívorsas e viverem no mesmo ambiente, elas competem pelos recursos (a comida e o espaço) possuindo nichos ecológicos que se sobressaem. Como X tem uma população maior, consegue consumir mais os recursos controlando o crescimento da população de Z. Quando as espécies foram separadas, Z pode comer sem dividir e sua população aumentar e X por ter o recurso limitado em um espaço menor, não conseguiu aumentar mais a população ficando em níveis constantes.

  • Quando temos duas populações em que os hábitos ecológicos são semelhantes, muito provavelmente haverá uma competição entre elas, por alimento, espaço, nichos em geral. O que pode ter acontecido nesse caso, é que a população X deve ser constituída por organismos maiores e que nessa competição com os organismos da população Z levam vantagem, tendo assim um numero maior.

    Alternativa correta: Letra C

  • A relação é de competição,com o texto vemos que a população "X" leva vantagem nessa competição quando comparada à "Y",isso leva à diminuição de recursos para segunda,e uma redução de seu número,em casos graves até a extinção.

    Dois animais não podem ocupar o mesmo nicho e não manter uma competição.Com a divisão do hábitat,uma parte dele pode dee integralmente habitada e utilizada pela espécie "Y" sem competição por nichos.

  • A resposta da questão é dada quando é citado "Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes".

  • Princípio da exclusão de Gause diz que espécies com nichos semelhantes competem entre si.

    A relação ecológica entre eles era a competição.

  • Como pode ser competição se a competição é (- e -) ?

  • Quando temos duas populações em que os hábitos ecológicos são semelhantes, muito provavelmente haverá uma competição entre elas, por alimento, espaço, nichos em geral. O que pode ter acontecido nesse caso, é que a população X deve ser constituída por organismos maiores e que nessa competição com os organismos da população Z levam vantagem, tendo assim um numero maior.

    Alternativa correta: Letra C

  • A relação ecológica entre as espécies X e Z é de competição. Essa relação ocorre quando indivíduos disputam os mesmos recursos em uma comunidade. Quando essa disputa ocorre dentro da mesma espécie, é chamada competição intraespecífica. Quando entre espécies diferentes, é denominada competição interespecífica.

  • Isso requer uma dedução difícil porém simples. Como os grupos se separaram mas se manteram no mesmo nível não pode ser predatismo, pois como o grupo Y depende de X para se alimentar, sua taxa de população abaixaria com a diminuição de recursos, não foi o que aconteceu. Não pode ser parasitismo pelo mesmo motivo!

    Outras coisas evidenciam a resposta ser Competição, como aspectos evolutivos relacionados com o ambiente; similaridades de hábitos ecológicos, que significa que eles tinham necessidade dos mesmos recursos e obviamente acabariam disputando por eles; e, o fato de ambos se igualarem suas populações e não simplesmente um passar o outro.

  • O pensamento aqui deve ser:

    • Quando X e Z estão juntas, Z está em menor quantidade.
    • Com a fragmentação do território, Z aumenta em ausência de X naquele ambiente.

    Portanto, quando estão no mesmo ambiente, esses organismos formam uma relação de competição.