SóProvas


ID
2632519
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A água consumida na maioria das cidades brasileiras é obtida pelo tratamento da água de mananciais. A parte inicial do tratamento consiste no peneiramento e sedimentação de partículas maiores. Na etapa seguinte, dissolvem-se na água carbonato de sódio e, em seguida, sulfato de alumínio. O resultado é a precipitação de hidróxido de alumínio, que é pouco solúvel em água, o qual leva consigo as partículas poluentes menores. Posteriormente, a água passa por um processo de desinfecção e, finalmente, é disponibilizada para o consumo.


No processo descrito, a precipitação de hidróxido de alumínio é viabilizada porque

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

  • o enem adora colocar carbonato, calcário e calcio, elas sao bases alcalinas

  • por que não poderia ser a letra D?

  • Quando você tem carbonato de sódio sendo adicionado na solução, na presença de água, há a formação de ácido carbônico, por conta do carbonato e o hidróxido de sódio, por conta do sódio. Assim, temos um caráter básico já que se trata de um ácido fraco e uma base forte. O caráter básico vai diminuir o ph do meio, pelo aumento da concentração de OH-. Quando você equacionar a dissociação do Hidróxido de alumínio, verá que em um meio com mais OH-, o equilíbrio será deslocado para o sentido de formação do hidróxido de alumínio, pois a tendência da reação é consumir o OH- excessivo no meio alcalino. Nesse sentido, o Al(OH)3 por ser uma base pouco solúvel em água acaba precipitando. Logo, a precipitação do hidróxido é viabilizada porque o equilíbrio químico do carbonato em água torna o meio alcalino. Letra e.

  • Qual é o nome do processo químico mencionado? COAGULAÇÃO

    esse processo é utilizado no tratamento de água.

    e como funciona?

    1. utilizamos um coagulante químico para atrair partículas menores (chamadas coloides) ,que não são vistas ao olho nu e poluem a água, de modo que possa formar o FLOCO (partículas maiores que precipitam na água= COAGULANTE + COLOIDE)
    2. O coagulante químico usado geralmente é o SULFATO DE ALUMÍNIO. Na água acontece a seguinte reação:

    AL2(SO4) + 6H20 = 2AL(OH)3 + 6H+ + 3SO4 -2

    vermelho: sulfato de alumínio

    verde: hidróxido de alumínio

    Note que, nessa reação, temos a formação de HIDROXIDO DE ALÚMINIO, mas também temos a formação de 6H+, o que deixa o meio ácido e pode impedir a formação do hidróxido de alumínio (substância que irá atrair as particular menores)

    Nesse caso, como temos muita liberação de 6H+ que deixa o meio ácido, precisamos por uma base junto com o coagulante químico para diminuir a acidez do meio.

    Então, junto com o sulfato de alumínio, nos colocamos o CARBONATO DE SÓDIO, pois, em contato com a água, ele libera OH- (base) que irá diminuir a acidez do meio.

    com a neutralização do ácido 6H+ da reação do sulfato de alumínio com a água pelos íons OH- liberados pelo carbonato de sódio, o meio ficará alcalino, pois, o 6H+ não irá impedir mais a formação de hidróxido de alumínio.

    Então, o equilíbrio químico do carbonato em água torna o meio alcalino e promove a precipitação do HIDROXIDO DE ALUMINIO, já que essa substância é uma base insolúvel e sua formação não será mais impedida pelos íons 6H+.