-
O que importa para um líquido flutuar sobre outro é a sua densidade e não sua viscosidade. O óleo é menos denso do que a água. ... Os dois líquidos não se misturam porque as moléculas da água possuem mais afinidade umas com as outras e são mais unidas.
-
-
Sério. Eu estou quase cometendo um crime para fazer o enem PPL =(
As questões são mais tranquilas. Não todas. Mas uma parte considerável
-
a) Alta miscibilidade em água. = Ser miscível em algo é ser misturável em algo. O óleo não se mistura com a água.
b) Alta reatividade com a água. = O óleo não reage com a água.
c) Baixa densidade em relação à água. = O óleo é menos denso que a água, e é por isso e por não ser solúvel nela que ele forma uma película na superfície da mesma.
d) Baixa viscosidade em relação à água. = Viscosidade é a resistência ao escoamento. O óleo escoa muito mais devagar que a água, portanto, possui maior viscosidade que ela.
e) Alto ponto de ebulição em relação à água. = O óleo até pode ter ponto de ebulição mais alto, mas isso não tem nada a ver com a questão porque em nenhum momento nem ele nem a água são aquecidos.
-
Quando você tem carbonato de sódio sendo adicionado na solução, na presença de água, há a formação de ácido carbônico, por conta do carbonato e o hidróxido de sódio, por conta do sódio. Assim, temos um caráter básico já que se trata de um ácido fraco e uma base forte. O caráter básico vai diminuir o ph do meio, pelo aumento da concentração de OH-. Quando você equacionar a dissociação do Hidróxido de alumínio, verá que em um meio com mais OH-, o equilíbrio será deslocado para o sentido de formação do hidróxido de alumínio, pois a tendência da reação é consumir o OH- excessivo no meio alcalino. Nesse sentido, o Al(OH)3 por ser uma base pouco solúvel em água acaba precipitando. Logo, a precipitação do hidróxido é viabilizada porque o equilíbrio químico do carbonato em água torna o meio alcalino. Letra e.
-
Baixa densidade em relação à água é outro modo de explicar eutrofização